Atualmente milhares de brasileiros enfrentam o desemprego, o que dificulta a vida de muitas famílias.
Mas, em alguns casos é possível conseguir um benefício concedido pelo INSS, é sobre isso que falaremos neste texto. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem pode receber este benefício:
Auxílio do INSS para desempregados
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE o desemprego é uma realidade enfrentada por mais de 11 milhões de brasileiros no momento.
Mas,para boa parte destas pessoas é possível conseguir um benefício concedido pelo INSS, desde que eles tenham contribuído com a Previdência Social do país no passado.
Ainda que muitas pessoas acreditem que o INSS só disponibiliza aposentadoria e pensão, este órgão também é o responsável pelo pagamento de auxílios aos trabalhadores.
Para aqueles que exercem atividades remuneradas de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), estão automaticamente incluídos como segurados do INSS.
Esta inclusão se dá em decorrência do registro do trabalhador ter parte do seu salário destinado à contribuição para a Previdência Social que posteriormente podem retornar a ele através de alguns benefícios.
Mas, é preciso preencher a alguns pré-requisitos para conseguir este benefício do INSS quando se está desempregado, veja a seguir quais são as regras para receber estes auxílio:
Quem pode receber o auxílio
Se você está desempregado e já esteve empregado com carteira assinada em regime CLT pode receber o chamado auxílio doença do INSS.
Mas, somente as pessoas que cumprem os seguintes pré-requisitos podem receber este benefício:
- Estar na qualidade de segurado do INSS;
- Estar a mais de 15 dias impossibilitado de trabalhar;
- Comprovar sua incapacidade por meio de perícia médica.
Como solicitar auxílio doença do INSS
Se você cumpre os pré-requisitos de solicitação do benefício para desempregados do INSS pode fazer o pedido de forma completamente online, sem precisar sair de casa.
Neste caso um dos canais por meio do qual é possível fazer o pedido do auxílio doença é o portal Meu INSS.
Mas, existe ainda outra alternativa que é o aplicativo do INSS, que pode ser baixado em celulares com sistema Android ou IOS.
Tanto no app quanto no site é possível encontrar todas as instruções para o pedido do auxílio doença, mas vale lembrar que após a realização dos processos de forma online os beneficiários devem ainda marcar e passar pela perícia médica que é feita presencialmente por um perito da Previdência Social.