Beneficiários do Auxílio Brasil precisam atualizar os dados no CadÚnico; Confira o prazo

As pessoas que estão recebendo benefícios do governo, como o Auxílio Brasil, devem atualizar seus dados do Cadúnico para evitar a perda do direito.
PUBLICIDADE

As pessoas que recebem o benefício do Auxilio Brasil devem atualizar os seus dados do Cadúnico até determinada data para continuar sua inscrição.

Portanto fique atento às datas previstas para a atualidade dos dados. Confira a seguir até quando será possível atualizar seus dados e como fazer isso: 

Prazo para atualização dos dados do Cadúnico 

As famílias que têm recebido o Auxílio Brasil ou aquelas que têm acesso à Tarifa Social, precisam fazer a atualização do seu cadastro no CadÚnico dentro do prazo ou correm o risco de perder o acesso ao benefício do Governo Federal. 

PUBLICIDADE

De acordo com o órgão responsável pelo pagamento do benefício esta atualização deve ser realizada pelas famílias até o dia 31 de julho de 2022. 

A atualização dos dados das famílias tem como seu principal objetivo evitar que pessoas cadastradas percam o  direito ao pagamento dos benefícios. 

Vale ressaltar que o Cadúnico é usado como base para o pagamento de diversos benefícios sociais e a sua desatualização pode acarretar no corte do benefício. 

PUBLICIDADE

É importante lembrar ainda que o Ministério da Cidadania Revisa os dados dos beneficiários do Auxílio Brasil mensalmente, portanto aqueles que não estiverem com suas informações devidamente atualizadas correm risco de cancelamento do beenficio. 

Quem deve atualizar eu Cadúnico 

Todas as pessoas que recebem benefícios sociais do governo como o Auxílio Brasil e Tarifa Social da conta de energia devem ficar atentos para a atualização dos seus dados do Cadúnico. 

Para manter este benefício, os dados devem ser atualizados pelo menos uma vez a cada dois anos. Para evitar que algumas famílias percam seus direitos, os órgãos responsáveis por estes benéficos costumam emitir alertas e fazer conciliações. 

Mas, não deve ser observado somente o prazo para atualização dos dados, é importante que os beneficiários também fiquem atentos para algumas situações específicas em que o CadÚnico exige atualização. São elas: 

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes.

Se alguma destas situações ocorreu ocorreuem sua família, é necessário atualizar seu Cadúnico, independente de quando tenha sido realizada a última atualização. 

Como atualizar dados do Cadúnico

Para atualizar o seu Cadúnico existem duas opções, uma delas é ir até uma unidade do CRAS da sua região. 

PUBLICIDADE

Por lá você poderá atualizar as informações necessárias apresentando documentos que forem pedidos de acordo com cada situação que motiva a atualização do cadastro. 

Mas, é possível também atualizar os dados do seu cadastro de fora online, tudo pelo celular de forma simples e rápida. 

Para isso você deve baixar o app CadÚnico no seu smartphone e seguir as instruções de atualização que estão presentes na tela. Forneça os dados necessários e siga as instruções escritas na tela para concluir este processo. 

No entanto, seja qual for a sua escolha, esteja atento para o prazo de atualização que não deve ultrapassar os dois anos.

Leia Mais

Carregando cartão…