Bolsa do Povo: Conheça o novo programa de educação e quem pode ser contemplado

Alunos menores de idade e responsáveis podem receber incentivo financeiro do governo. Saiba quem pode conseguir e como se inscrever.
PUBLICIDADE

A educação é um direito garantido constitucionalmente, mas para muitas pessoas pode ser difícil se manter na escola. 

Pensando nisso, o governo estadual de São Paulo lançou um novo programa, o programa Bolsa do Povo, que tem como objetivo transferir rendas de assistência estudantil de forma unificada aos beneficiários. Confira a seguir as principais informações do Bolsa do Povo:

Bolsa do Povo para estudantes: o que é 

Este programa social foi lançado pelo governo estadual de São Paulo  para atingir estudantes e responsáveis, tendo como principal objetivo é unificar os pagamentos de transferência de renda e assistência social administrados pelo poder público. 

PUBLICIDADE

Neste programa os estudantes recebem um incentivo financeiro para dar continuidade às suas atividades, enquanto os responsáveis recebem acesso a vagas de emprego em unidades escolares. 

Bolsa do Povo Educação para responsáveis

Para os pais e responsáveis de estudantes, sejam eles crianças ou adolescentes de até 18 anos de idade, deve ser concedido um incentivo de R$500.

Mas, o valor será concedido em troca de serviços prestados em unidades de ensino do estado de São Paulo, que poderão ser realizadas por pais que tenham interesse, sem a necessidade de ter um curso superior ou realizar concurso público. 

PUBLICIDADE

As atividades desenvolvidas pelos responsáveis serão de inspetor de aluno, no setor de limpeza da unidade, na biblioteca ou como auxiliar de serviços gerais.

Estas atividades devem ser desenvolvidas por 4 horas diárias, contabilizando 20 horas semanais. Além disso, a realização do trabalho não impede que o cidadão receba outros benefícios do governo.

Para se inscrever no programa os responsáveis devem passar por algumas etapas, são elas: 

  • Inscrições.
  • Convocação e realização das entrevistas.
  • Divulgação dos aprovados nas entrevistas.
  • Efetivação da seleção

Bolsa do Povo Educação para estudantes

Os estudantes que forem aprovados no Bolsa do Povo devem receber um incentivo financeiro de R$1.000 por ano letivo. Com isso o governo estadual busca evitar a evasão escolar e incentivar os jovens a permanecer na escola. 

Podem ser aceitos neste programa os seguintes estudantes: 

  • Estudantes do ensino médio da rede estadual;
  • Jovens de baixa renda, que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza;
  • Inscritos no CadÚnico;

Como se inscrever no Bolsa do Povo 

Para fazer a sua inscrição no Bolsa do Povo não é preciso sair de casa, pois todo o processo acontece de forma completamente online. 

PUBLICIDADE

Durante o processo de inscrição é necessário informar o número do Registro do Aluno (R.A), que pode ser encontrado no seu boletim escolar. 

Para isso você deve acessar o site Bolsa do Povo, depois clicar em “Educação – Estudantes”, depois selecionar a opção “Se Inscrever”. 

Na tela seguinte você deve informar o número do R.A e preencher outros dados pessoais, lembrando que seu cadastro passará por uma análise e poderá ser negada caso o aluno não cumpra as exigências do programa.

Tendo passado um determinado período de avaliação, o governo deve informar o aluno sobre a situação da sua solicitação de Bolsa do Povo. 

Leia Mais

Carregando cartão…