Conta de luz pode ficar mais barata nos próximos meses; entenda como isso irá acontecer

A conta de energia tem consumido boa parte da renda dos brasileiros. Mas esta conta pode ficar mais barata em algumas regiões do país. Confira as novidades.
PUBLICIDADE

A conta de energia tem sido uma constante preocupação entre os brasileiros, e com aumentos cada vez mais recorrentes este custo é um dos que mais compromete a renda das famílias. 

Mas em algumas regiões brasileiras esta conta pode ficar mais barata devido a uma redução das tarifas. Veja a seguir onde ela ficará mais barata: 

A conta de luz vai ficar mais barata?

As contas de luz em todo o Brasil têm ficado mais caras, e muitas famílias enfrentam dificuldades para manter as contas de energia em dia. 

PUBLICIDADE

Mas, de acordo com informações divulgadas na última terça-feira, 12 de julho, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi aprovada uma redução na conta de energia que deve aliviar o bolso de algumas famílias. 

Isto deve acontecer por conta de revisão que estão feitas nas tarifas das contas de luz, processo que integra a lei que prevê a devolução de créditos tributários de PIS/Cofins, cobrados indevidamente de consumidores nos últimos anos.

Este processo tem sido impulsionado pelas reclamações de diversos brasileiros sobre a cobrança indevida de tarifas na conta de luz. 

PUBLICIDADE

No entanto, esta decisão é válida apenas em algumas distribuidoras de energia do país. Estas empresas devem ter uma diminuição das contas que chega a até 5,26%, e deve começar a ser aplicada nas contas de energia a partir da quarta-feira, 13 de julho.

Redução nas tarifas em cada distribuidora

Conforme destacado acima, a redução das taxas nas contas de energia não deve acontecer em todas as cidades e estados brasileiros. Mas somente nas dez distribuidoras que integram a medida da Aneel.

Veja a seguir a tabela com as distribuidoras e média de redução das tarifas: 

Distribuidora EstadoMédia de redução 
Energisa BorboremaParaíba5,26%
SulgipeSergipe4,88%
Energisa SergipeSergipe4,47%
Enel RJRio de Janeiro4,22%
Neoenergia PernambucoPernambuco4,07%
Enel CECeará3,01%
CPFL Paulista São Paulo2,44%
CPFL Santa CruzMinas Gerais, Paraná e São Paulo2,32%
Neoenergia CosernRio Grande do Norte1,54%
Neoenergia CoelbaBahia0,50%

Mas outras regiões podem ainda ser incluídas na redução tarifária das contas de luz, já outras quatro distribuidoras ainda devem passar por revisão e pode ter redução das tarifas. 

Nas distribuidoras das regiões mostradas acima deve ocorrer a redução do valor da taxa de energia conforme esta meia, tendo este desconto válido a partir do dia 13 do mês de julho. Informe-se e acompanhe se a sua cidade terá redução e saiba se você poderá conseguir um desconto na conta de energia. 

Leia Mais

Carregando cartão…