Desempregados podem receber auxílio aposentadoria do INSS; Veja quem pode ser contemplado

Pessoas que estão desempregadas podem receber um auxílio do INSS. Veja quem pode receber este benefício.
PUBLICIDADE

Atualmente milhares de brasileiros enfrentam o desemprego, o que dificulta a vida de muitas famílias. 

Mas, em alguns casos é possível conseguir um benefício concedido pelo INSS, é sobre isso que falaremos neste texto. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem pode receber este benefício:

Auxílio do INSS para desempregados 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE o desemprego é uma realidade enfrentada por mais de 11 milhões de brasileiros no momento. 

PUBLICIDADE

Mas,para boa parte destas pessoas é possível conseguir um benefício concedido pelo INSS, desde que eles tenham contribuído com a Previdência Social do país no passado.  

Ainda que muitas pessoas acreditem que o INSS só disponibiliza aposentadoria e pensão, este órgão também é o responsável pelo pagamento de auxílios aos trabalhadores. 

Para aqueles que exercem atividades remuneradas de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), estão automaticamente incluídos como segurados do INSS.

PUBLICIDADE

Esta inclusão se dá em decorrência do registro do trabalhador ter parte do seu salário destinado à contribuição para a Previdência Social que posteriormente podem retornar a ele através de alguns benefícios.

Mas, é preciso preencher a alguns pré-requisitos para conseguir este benefício do INSS quando se está desempregado, veja a seguir quais são as regras para receber estes auxílio:

Quem pode receber o auxílio 

Se você está desempregado e já esteve empregado com carteira assinada em regime CLT pode receber o chamado auxílio doença do INSS. 

Mas, somente as pessoas que cumprem os seguintes pré-requisitos podem receber este benefício: 

  • Estar na qualidade de segurado do INSS;
  • Estar a mais de 15 dias impossibilitado de trabalhar;
  • Comprovar sua incapacidade por meio de perícia médica.

Como solicitar auxílio doença do INSS

Se você cumpre os pré-requisitos de solicitação do benefício para desempregados do INSS pode fazer o pedido de forma completamente online, sem precisar sair de casa. 

Neste caso um dos canais por meio do qual é possível fazer o pedido do auxílio doença é  o portal Meu INSS. 

PUBLICIDADE

Mas, existe ainda outra alternativa que é o aplicativo do INSS, que pode ser baixado em celulares com sistema Android ou IOS. 

Tanto no app quanto no site é possível encontrar todas as instruções para o pedido do auxílio doença, mas vale lembrar que após a realização dos processos de forma online os beneficiários devem ainda marcar e passar pela perícia médica que é feita presencialmente por um perito da Previdência Social.

Leia Mais

Carregando cartão…