FGTS começa a pagar benefício em alguns municípios; confira se o seu está na lista

Alguns municipios brasileiros devem liberar até R$6,2 mil de saque FGTS . Confira se o seu municipio está na lista.
PUBLICIDADE

Trabalhadores de cidades que sofreram algum desastre natural têm acesso ao saque por calamidade do FGTS. 

Este benefício começará a ser pago em breve em alguns municípios, confira quem pode receber e se o seu município está na lista. 

FGTS por calamidade: o que é?

O FGTS funciona como uma poupança para o trabalhador que exerce atividades remuneradas em regime de CLT. 

PUBLICIDADE

Em algumas situações os contribuintes do fundo de garantia podem realizar um saque, como o saque aniversário que acontece anualmente. 

Mas, existem ainda outras situações onde são liberados valores do seu saque como por exemplo em situações de calamidade causadas por desastres naturais. 

Para as pessoas que moram em municípios que passaram por enchentes, furacões, deslizamentos, entre outros desastres naturais, o FGTS está disponibilizando o saque de um determinado valor para os trabalhadores que possuem saldo. 

PUBLICIDADE

No caso do saque FGTS por calamidade é possível receber até R$6.200,00, lembrando que o dinheiro é retirado do fundo de garantia do trabalhador, portanto é preciso ter saldo para fazer o saque. 

Municípios que pagarão o FGTS por calamidade 

O Ataque por calamidade do FGTS está disponível apenas para os municípios que sofreram algum desastre natural. Sendo eles os seguintes: 

Vitória do Jari, no Amapá

 Bom Jesus do Norte e São Miguel da Palha, no Espírito Santo

Cataguases, Mateus Leme (Portaria 993), Muriaé e Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais

Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Recife, São José da Coroa Grande e Timbaúba, em Pernambuco

PUBLICIDADE

Maripá, no Paraná

: Angra dos Reis, Aperibé (Portaria 1024), Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana (Portaria 894), Mesquita, Miracema, Nova Iguaçu, Paraty, Queimados e Santo Antônio de Pádua (Portaria 1053), no Rio de Janeiro

Içara e Tubarão, em Santa Catarina

Como receber saque FGTS por calamidade 

Se o seu município está na lista de cidades contempladas com o saque por calamidade do FGTS, você pode consultar a situação no próprio app do FGTS. 

Consulte se você pode receber e faça a solicitação selecionando a opção de “Pedir saque Calamidade” que poderá ser encontrada na tela do seu celular. 

Depois você vai precisar ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal presencialmente para fazer o saque do valor disponibilizado pelo FGTS. 

Vale ressaltar que os beneficiários têm até 1 ano para saber o valor após a liberação municipal, passado este período o valor deve voltar para  fundo de garantia do trabalhador.

Leia Mais

Carregando cartão…