FGTS e PIS/PASEP esquecidos estão disponíveis para saques na Caixa; saiba como aproveitar

A Caixa está disponibilizando saques do FGTS e PIS/PASEP esquecidos pelos trabalhadores.
PUBLICIDADE

Alguns trabalhadores podem ter acesso a um saque especial que está sendo liberado na Caixa Econômica Federal que está realizando pagamentos de saques esquecidos no FGTS e PIS/PASEP. 

Veja a seguir quais são as regras para receber e como saber se você tem direito aos saques de valores esquecidos da Caixa Econômica Federal: 

Saques disponíveis na Caixa: quais são as modalidades 

Os saques disponíveis na caixa correspondem a algumas modalidades, são elas: 

Dinheiro esquecido do PIS/PASEP

PUBLICIDADE

Uma das modalidades disponíveis é a de  saques esquecidos do PIS/PASEP que podem ser três, dois de abonos salariais e um de cotas do fundo. Se você esqueceu de sacar alguma destas cotas, pode ter direito ao saque. 

Valores esquecidos do FGTS

Saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que tenham sido esquecidos também podem estar disponíveis para o saque da Caixa. Esta modalidade contempla trabalhadores desempregados pelo tempo mínimo de três anos, ou que estejam realizando trabalho no setor informal.

De acordo com a lei do fundo de garantia, os trabalhadores que não exercem atividades remuneradas com carteira assinada durante os últimos três anos e possuam saldo podem sacar o benefício. 

Cotas do fundo PIS/PASEP 

PUBLICIDADE

Algumas cotas do fundo PIS/PASEP também podem ser sacadas, mas neste caso os valores se referem a valores antigos. 

Este abono está disponível para os trabalhadores que exercem atividade remunerada no período entre 1970 e 1988. 

Podem ser contemplados ainda servidores públicos e militares, de acordo com os dados aproximadamente 10,5 milhões de trabalhadores possuem direito ao saque, estando disponível um total de R$23 bilhões. 

Para casos onde o beneficiário desse valor tenha falecido, o valor pode ser disponibilizado para saque de herdeiros, seguindo as regras da instituição. 

Regras para fazer o saque da Caixa 

Para realizar o saque de um destes benefícios os trabalhadores devem estar de acordo com as regras dos programas. 

Caso você não tenha certeza se possui direito a  alguma destas modalidades de saque da Caixa tem a possibilidade de fazer uma consulta através do aplicativo FGTS. 

PUBLICIDADE

No app é necessário fazer um login da conta gov.br, em seguida será possível consultar os valores a receber. 

O  saque do FGTS e PIS/PASEP pode ser realizado no mês do aniversário do trabalhador, para isso basta ir até uma agência da Caixa portando o RG, o número do PIS/PASEP/NIS e sua carteira de trabalho.

Leia Mais

Carregando cartão…