Golpe na prova de vida INSS: Entenda o que é e como se proteger

Beneficiarios do INSS tem sido vítima de golpes segundo o órgão. Saiba como se proteger das fraudes e evitar cair em golpes.
PUBLICIDADE

O INSS pede para que os beneficiários façam a prova de vida de tempos em tempos para evitar  pagamento indevido de benefícios. 

Mas, o órgão emitiu um alerta de golpe neste processo, e pediu para que os beneficiários se mantenham atentos. A seguir nós te contamos tudo sobre este novo golpe e como se proteger. 

Golpe da prova de vida: como funciona 

O INSS é o órgão responsável por destinar os benefícios como aposentadoria e pensão para os cidadãos brasileiros. 

PUBLICIDADE

Mas, infelizmente, não é incomum que surjam golpes sendo feitos com o nome do órgão e, mais um golpe começou a ser relatado nos últimos dias, o que fez com que o INSS emitisse um alerta para todos os seus beneficiários. 

O novo golpe está sendo feito usando como justificativa a prova de vida, um processo em que os beneficiários devem comprovar seus dados e validade de do benefício e costuma acontecer de tempos em tempos. 

Os golpistas têm entrado em contato com os beneficiários se passando por agentes do INSS. Por telefone eles solicitam dados do aposentado ou pensionista alegando que isto seria necessário para a prova de vida. 

PUBLICIDADE

Segundo os beneficiários do INSS que foram lesados pelo golpe, é alegado que o benefício do aposentado será cortado caso ele não realize a prova de vida imediatamente. Desta forma são solicitados alguns dados como o nome, CPF e data de nascimento. 

Mas o INSS alerta os aposentados e pensionistas para que não deem estas informações através do telefone. 

Como se proteger 

Se você é aposentado ou pensionista deve se atentar a algumas dicas para não cair neste golpe. A primeira coisa que o INSS aconselha é não fornecer dados pessoais por telefone. 

O órgão pede para que os seus beneficiários se atentem, pois os seus agentes não costumam entrar em contato por telefone e caso isso seja feito, nenhum dado será perdido. 

Outra observação que pode ajudar o beneficiário a perceber que se trata de um golpe é o período de prova de vida. Fique atento aos alertas emitidos quando for sacar seu benefício. 

Prova de vida 

A prova de vida tem sido necessária para que sejam  evitadas fraudes nos benefícios previdenciários. 

PUBLICIDADE

Se você perceber uma ligação que alega ser do INSS e estiver em dúvida sobre o período da sua prova de vida pode ligar para o contato oficial do órgão através do 135. Ligue e verifique se você precisa fazer a prova de vida neste período. 

No entanto, segundo o Governo Federal a preocupação com o cancelamento do benefício é infundada, visto que até o dia 31 de dezembro de 2022 nenhum benefício do INSS será cancelado por falta de prova de vida. 

Sendo assim, caso você receba uma ligação alegando que seu benefício corre risco de corte fique atento.

Mas as preocupações com este processo devem ter um fim logo, pois está sendo estudada a implantação de um sistema que vai cruzar dados dos segurados entre as bases do governo, dessa forma a prova de vida ocorrerá automaticamente.

Leia Mais

Carregando cartão…