Durante o mês de junho o INSS deve realizar pagamentos aos pensionistas que têm atrasos, acumulando R$1,6 bilhão em pagamentos de RPVs.
Muitas pessoas têm direito a este pagamento e a seguir nós vamos explicar quais são as regras para o recebimento deste valor, assim como as datas em que ele será disponibilizado aos beneficiários.
Atrasados do INSS: o que são?
Os atrasados se referem a valores que devem ser pagos a aposentados ou pensionistas do INSS que pediram revisão do seu benefício, entrando com uma ação judicial que solicita a revisão e recálculo do seu salário.
Os valores liberados aos cofres públicos se detinham a quitação de dívidas do INSS, e devem atingir 102.404 mil beneficiários.
Quem pode receber os atrasados do INSS?
Conforme descrito anteriormente o pagamento de atrasados do INSS estão destinados aos beneficiários que pediram revisão do seu benefício judicialmente.
Portanto tem direito a receber os atrasados todas as pessoas que entraram com ação judicial e receberam resposta positiva até o mês de maio, além disso a indenização deve ser de, no máximo, 60 salários mínimos para que o INSS pague neste momento.
Portanto somentes indenizações que chegam a um valor máximo de R$72.720 serão pagas pelo órgão em junho deste ano.
Quando serão pagos os atrasados do INSS?
A notícia sobre o pagamento de valores atrasados do INSS foi divulgada ainda no dia 20 de junho, mas até o presente momento apenas alguns estados divulgaram as datas em que serão feitos os repasses. Confira A seguir o calendário divulgado:
TRF-1 que atende Distrito Federal e estados do Centro-Oeste e do Norte
A previsão de prazo para os pagamentos nesta região é o final de junho, sem uma data específica.
TRF-2 que atende Rio de Janeiro e Espírito Santo
Segundo a divulgação esta região deve disponibilizar o pagamento dos atrasados até o quinto dia útil do mês de agosto.
TRF-3 que atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul
Nesta região os atrasados do INSS devem ser pagos sete dias após a abertura do processo de formalização. Portando os pagamentos devem ficar disponíveis após o dia 28 de junho.
TRF-4 que atende os estados do Sul
Nesta região a liberação dos pagamentos deve ocorrer até o dia 24 de junho.
TRF-5 que atende estados do Nordeste
Esta região não teve as datas de pagamento divulgadas.