Quais os motivos que podem causar o cancelamento do seu benefício Bolsa Família

PUBLICIDADE

O Bolsa Família é um programa desenvolvido pelo governo federal, administrado pelo Ministério da Cidadania, que tem como objetivo realizar uma transferência direta de renda para famílias que caracterizam-se por estarem em condição de vulnerabilidade social, por encontrarem-se em situação de pobreza e extrema pobreza. 

O programa visa oferecer uma qualidade de vida minimamente digna para essas famílias vulneráveis, por meio de um benefício que garante às mesmas acesso à saúde, educação e alimentação. 

O Bolsa Família é oferecido para famílias que possuem condições de baixa renda ao longo de todo território nacional, e para ter acesso ao benefício, é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). 

PUBLICIDADE

Através desse cadastro, que reúne diversas informações acerca da família, é realizada uma seleção mensal, que garante a entrada de novas famílias ao extenso grupo de beneficiários. 

No entanto, existem alguns pré-requisitos, para que a família consiga receber o Bolsa Família, e por mais que a família já receba o benefício, caso deixe de cumprir com os requisitos, pode vir a perder o direito a participar do programa. 

4 motivos que podem fazer seu benefício ser cancelado

Como dissemos anteriormente, o seu benefício pode vir a ser cancelado, caso você não cumpra com os requisitos, além disso, também existem outras situações onde pode acontecer esse cancelamento: 

Quando você deixa o seu cadastro no CadÚnico desatualizado

PUBLICIDADE

De tempos em tempos os beneficiários do Bolsa Família têm seus dados analisados novamente, a fim de identificar se a família ainda precisa contar com o benefício para se manter. 

A atualização do cadastro é uma das exigências feitas pelo governo federal, para conceder o benefício à família, portanto, quando os dados não estão atualizados e isso é averiguado, a família pode acabar perdendo o direito a recebê-lo. 

Quando sua renda passa a ultrapassar o valor máximo permitido

Se sua família conta com o benefício do Bolsa Família, mas a renda total deixa de encontrar-se entre o máximo permitido, que é de R$89 a R$178 reais per capita, o valor poderá deixar de ser repassado. 

Quando o benefício não é sacado 

Existe um prazo máximo para sacar o valor do benefício do Bolsa Família, portanto se você passar mais de 90 dias sem sacar o valor, a família tem o seu benefício cancelado de maneira automática.

Quando seu benefício é bloqueado por alguma razão, e você não se encaminha até um CRAS para resolver a situação

Quando você perde seu benefício por alguma razão, você ainda pode tentar solicitar uma reanálise da sua situação, se encaminhando até um Centro de Referência de Assistência Social. 

Caso você não busque o CRAS para resolver, você poderá acabar perdendo o direito a receber o Bolsa Família. 

Leia Mais

Carregando cartão…