Seguro desemprego: saiba por quanto tempo é possível receber o benefício

Trabalhadores demitidos podem receber o Seguro Desemprego, mas você sabe por quanto tempo? Confira tudo sobre este assunto e fique por dentro!
PUBLICIDADE

Com as taxas de desemprego cada vez mais altas no país, muitas pessoas têm aproveitado o seguro desemprego, mas você sabe por quanto tempo ele pode ser usado? 

Ainda que muito seja falado sobre este benefício, ainda podem restar algumas dúvidas. Por isso nós preparamos este texto com todas as informações sobre o seguro desemprego e o tempo que ele fica disponível, confira: 

Seguro desemprego: como funciona 

O seguro desemprego é um benefício resguardado aos trabalhadores que exercem atividades remuneradas de carteira assinada por um determinado período de tempo, seguindo as regras do programas. 

PUBLICIDADE

Após a demissão, que não pode ter sido por justa causa, os beneficiários recebem um salário para que não fiquem desamparados. 

No Brasil as taxas de desemprego têm crescido expressivamente e o Seguro Desemprego tem se tornado cada vez mais procurado por quem não está trabalhando com a carteira assinada. Mas para consegui-lo é preciso atender a alguns pré-requisitos dos quais falaremos a seguir. 

Quem pode aproveitar o Seguro Desemprego

Conforme dito anteriormente o Seguro Desemprego destina-se aos trabalhadores que atuaram em regime CLT e acabaram sendo demitidos, desde que não tenham sido demitidos por justa causa. 

PUBLICIDADE

Ter assinado carteira é o principal pré-requisito para receber o Seguro Desemprego, mas além deste existem outros, como os seguintes: 

  • Pessoa que estiver desempregada;
  • Trabalhadores que foi demitido sem justa causa;
  • Pessoa que tenha recebido salário de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica por, pelo menos, 12 meses nos últimos 18 meses;
  • trabalhador que não possui renda própria para o seu sustento e sustento da sua família;
  • Pessoa que não receba benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto para benefícios como pensão por morte ou auxílio acidente.

Se você atende a estes pré-requisitos pode solicitar o seu Seguro Desemprego e aproveitá-lo. 

Qual o período de pagamento do Seguro Desemprego  

Após a demissão muitos trabalhadores têm a preocupação de saber por quanto tempo serão resguardados pelo Seguro desemprego. O tempo ao qual o trabalhador terá direito de receber o Seguro Desemprego depende de alguns fatores. 

Para saber por quanto tempo o trabalhador poderá ser contemplado pelo benefício é preciso realizar um cálculo levando em consideração algumas coisas. Mas de modo geral o tempo de recebimento do benefício deve sofrer variação de acordo com o tempo trabalhado do cidadão. 

A seguir veja quais são a s regras gerais e períodos de recebimento do benefício do Seguro Desemprego: 

  • 5 parcelas: para trabalhadores que exercem atividades remuneradas de carteira assinada por pelo menos 24 mese;
  • 4 parcelas: para trabalhadores que exercem atividades remuneradas de carteira assinada por pelo menos 12 meses;
  • 3 parcelas: para trabalhadores que exercem atividades remuneradas de carteira assinada por pelo menos 6 meses. 

Vale ressaltar que os trabalhadores que foram demitidos devem ficar atentos para o período de solicitação do Seguro Desemprego. 

PUBLICIDADE

O prazo pode variar entre 7 e 120 dias, dependendo da situação da empresa e do trabalhador em si, lembrando que tendo passado o prazo deixa de ser possível receber o benefício.

Leia Mais

Carregando cartão…