Situações onde você pode usar seu FGTS e você não sabia

PUBLICIDADE

Todo trabalhador formal sabe, ou ao menos deveria saber, que uma parte do seu salário é destinado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o chamado FGTS. 

Esse valor fica depositado em uma conta na Caixa, e quando o trabalhador eventualmente é demitido sem justa causa, ou se aposenta, ele pode sacar esse dinheiro. 

No ano passado, no entanto, foi lançada uma nova modalidade de saque do FGTS, que é chamado saque aniversário. Caso resolva receber por essa modalidade, o trabalhador pode sacar uma vez por ano, uma parcela do valor disponível no saldo do seu Fundo de Garantia, durante o mês do seu aniversário. 

PUBLICIDADE

Entretanto, existem diversas formas de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que a maior parte dos trabalhadores não têm conhecimento, e que pode ser extremamente válido que ele saiba. 

Se você é um trabalhador de carteira assinada, e tem direito ao FGTS, confira a seguir todas as possibilidades de utilizar o seu fundo de garantia. 

Financiamento

Uma grande utilidade do FGTS pode ser quando você deseja adquirir sua casa própria, e existem duas possibilidades de uso do Fundo de Garantia nesse caso. 

PUBLICIDADE

Um deles é para pagar parte do seu financiamento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), e a outra é utilizar o fundo para abater parcelas do financiamento através do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Empréstimo

Se você está precisando de dinheiro vivo, você também pode utilizar o seu FGTS para realizar um empréstimo, ou seja, um adiantamento do seu saque aniversário. 

Nessa modalidade de empréstimo você consegue antecipar até três parcelas do seu saque aniversário, ou seja, os seus pagamentos de três anos da parcela do seu FGTS, utilizando o seu fundo como garantia para contratação. 

Outras situações onde você pode utilizar o FGTS

  • Quando um parente seu falecer e  tiver FGTS a receber, é possível solicitar o recebimento do FGTS de herança.
  • Quando o seu contrato de trabalho chega ao fim.
  • Quando seu contrato é rescindido por culpa de ambas as partes ou outra razão maior.
  • Quando você perde o emprego por razões de falência ou falecimento do seu empregador. 
  • Em casos de doenças terminais, sua ou do seu dependente.
  • Em casos em que você ou seu dependente é portador de HIV.

Leia Mais

Carregando cartão…