Veja quem pode receber o salário maternidade em 2022 e como fazer a solicitação

O salário maternidade de 2022 deve ter algumas aletrações nas suas regras. Conheça as novidades e fique por dentro.
PUBLICIDADE

Ter um filho pode ser um momento especial na vida das pessoas, para dar suporte financeiro às novas famílias é o objetivo do salário maternidade. 

Nós vamos te ajudar a entender do que se trata este salário e quem pode solicitá-lo, veja a seguir tudo o que precisa saber sobre salário maternidade 2022: 

Salário maternidade: o que é? 

O salário maternidade se destina às novas famílias, como um suporte financeiro que ajuda a cobrir as novas despesas. 

PUBLICIDADE

Este benefício é muito importante para as mães e é uma forma de manter os cuidados do novo membro da família mantendo uma renda mensal. 

De modo geral podemos deficnir o salário maternidade como um benefico dsstinado as pessoas que precisam se asfatars de suas ativdiades travalahistas por conta donascimento d eum filho, aborto, adoção ou guarda juduial para adoção.  

O órgão responsável pelo pagamento do benefício é o próprio empregador,  mas para isso a contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve estar regular. 

PUBLICIDADE

Caso você esteja planejando ter um filho em 2022 tem direito a receber o salário maternidade, a seguir nós vamos te mostrar as regras do salário maternidade e como solicitá-lo.

Quem tem direito ao salário maternidade 

Existem algumas regras que devem ser obedecidas pelas pessoas que desejam receber o salário maternidade, já que ele é direcionado às pessoas que precisam se afastar do trabalho, por conta da chegada de um novo membro na família. Podem receber o salário maternidade pessoas que atendem aos seguintes critérios: 

  • Nascimento de um filho;
  • Adoção ou guarda judicial;
  • Aborto espontâneo ou em decorrência de estupro;
  • Filho natimorto;
  • Quando há risco de vida para a mãe;
  • Quando o companheiro (a) de segurada (o) vem a falecer no período em que esteja recebendo o benefício, desde que também seja segurado (a) do INSS;
  • Adoção de  uma criança por homens;
  • Pessoa desempregada em período de graça. 

Como solicitar o salário maternidade

Se você se encaixa em uma das categorias citadas acima e quer solicitar seu salário maternidade 2022 deve acessar o site oficial  “Meu INSS”. 

Neste site faça o seu login usando os dados pedidos e em seguida localize na tela do seu dispositivo a opção“salário maternidade”, depois clique em “solicitar” e em seguida na opção “agendamento”. 

O passo seguinte é digitar o número do  seu CPF e preencher um formulário com todos os dados solicitados na tela. Por fim envie a sua solicitação e aguarde. 

Leia Mais

Carregando cartão…