4,4 milhões de brasileiros têm benefícios do INSS negados; entenda

O INSS negou 4,4 milhões de beneficios aos brasieliros. Entenda os motivos para isso e como resolver este problema.
PUBLICIDADE

O INSS, órgão responsável pelo repasse da previdência pública no país, negou o benefício para mais de 4,4 milhões de pessoas. 

Esta informação aparece nos dados do Boletim Estatístico da Previdência Social, apontando que desde 2019 o número de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) negados, a cada ano, chega a 4,4 milhões. Nós vamos te ajudar a entender melhor os motivos para isso a seguir: 

Benefícios negados pelo INSS

De acordo com os dados do Boletim Estatístico da Previdência Social, o aumento das negativas para pedidos do INSS tem uma relação com o começo do governo do presidente Jair Bolsonaro. 

PUBLICIDADE

Entre os benefícios que têm sido negados estão as aposentadorias, assim como os benefícios por incapacidade, salário maternidade ou pensão por morte.

Normalmente, logo após fazer a solicitação do benefício o cidadão deve aguardar por cerca de 90 dias pela resposta do INSS. 

Para algumas pessoas, tendo passado estes três meses a resposta que chega não é a esperada, mas uma negativa para a solicitação. 

PUBLICIDADE

No entanto, no caso de benefícios por incapacidade, como auxílio doença e aposentadoria por invalidez, o tempo de espera da resposta costuma ser menor. 

Para as solicitações deste benéficos, a resposta do INSS deve ser dada em até 45 dias. Mas, muitos cidadãos alegam que, independente do requerimento, o prazo acaba sendo maior que o esperado.

O que determina a resposta do INSS 

Muitas coisas podem interferir na resposta do INSS sobre a liberação do benefício, assim como no tempo mais longo de espera pela resposta. 

Um dos principais fatores que acabou influenciando no tempo de espera da resposta foi a pandemia. Durante este período as agências do INSS precisam ficar fechadas, atrasando muitos processos em todo o Brasil. 

Além disso, depois da pandemia, houve uma greve dos peritos médicos que  impediu a análise de auxílios e deixou muitos beneficiários aguardando por um longo socorro. Além da recorrente falta de profissionais da autarquia.

Um advogado especialista no assunto relata que a alta demanda pelos benefícios e longa fila de espera podem influenciar diretamente nas aprovações ou reprovações dos pedidos. 

PUBLICIDADE

Segundo este especialista, a negação das requisições pode ser uma forma de aliviar as filas de forma mais rápida. 

Meu benefício do INSS foi negado, o que posso fazer?

Se você solicitou um benefício do INSS e acabou recebendo uma resposta negativa, pode tomar algumas atitudes em relação a isso. 

Uma delas, que é a principal, é contestar a decisão da Previdência Social e apresentar sua defesa logo após receber a decisão do INSS. 

Você pode fazer o pedido de contestação  pelo Meu INSS, seja o aplicativo ou site, quando consultar que o salário foi negado. 

Além disso, uma outra alternativa é entrar com uma ação judicial, mas neste caso você vai precisa da ajuda de um advogado, a fim de que a Justiça possa analisar o caso e se necessário obrigar o Instituto a liberar o salário.

Leia Mais

Carregando cartão…