Benefícios indevidos do INSS devem ser cancelados; Confira quem será afetado

inss
O INSS está revisando alguns benefícios e deve cancelar pagamentos indevidos. Saiba quem será afetado.

Algumas epsosa quest]ao recebendo benefício do INSS de forma indevida, mas o órgão anunciou recentemente que estes benefícios devem ser cancelados em um prazo de 150 dias. 

A seguir nós contaremos quem será afetado por esta decisão, fique atento para não perder nenhuma novidade sobre o assunto. Confia: 

Cancelamento dos benefícios do INSS

O INSS é o responsável pelo pagamento de diversos benefícios da previdência pública no Brasil e, segundo este órgão, algumas pessoas podem ter o seu benefício cancelado pelo não cumprimento de algumas regras de elegibilidade. 

Segundo o órgão , os benefícios indevidos devem ser cancelados dentro de um prazo de 150 dias, período no qual o INSS irá inspecionar e cancelar os benefícios que estão sendo oferecidos de forma indevida. 

Inclui-se diversas situações em que o pagamento do benefício pode ser considerado indevido como no caso do falecimento do segurado ou quando o valor mensal pago supera o teto de contribuição da Previdência Social. Atualmente o teto estabelecido pelo órgão é de R$39 mil por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o TCU o número de pagamentos indevidos do INSS atualmente supera a marca de 8,5 mil, contando apenas com os beneficiários que faltaram no último ano. 

Quem será afetado pelo cancelamento de benefícios do INSS? 

O benefício do INSS será cancelado apenas em casos onde o pagamento não está sendo feito de acordo com a legalidade. Exemplos disso são: 

  • Deixar as informações do Cadastro Único desatualizadas, no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Ausentar-se em um programa de reabilitação profissional;
  • Não comparecer na perícia médica e não apresentar justificativa;
  • Não sacar o benefício dentro do prazo estipulado que é de 60 dias;
  • Continuar exercendo atividade em alto nível de periculosidade ou insalubridade;
  • Cometer fraude.

Pessoas que se encaixam em uma das situações citadas acima correm o risco de ter seu benefício do INSS cancelado. 

Como contestar cancelamento de benefício do INSS 

Se você não sabe se o seu benefício do INSS está em risco de cancelamento pode obter estas informações de algumas maneiras. 

Mas se o seu benefício foi cancelado e você não cometeu nenhuma das irregularidades, é possível contestar esta decisão e reaver o pagamento do benefício. 

Para regularizar a sua situação e rever seu benefício do INSS você pode entrar em contato com o órgão através de um destes canais: 

  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS;
  • Central de Atendimento Meu INSS.

STAY UPDATED

Subscribe to our newsletter.

Receive news about the financial world directly in your email inbox.

Related posts

Mesa de madeira clara com caderno aberto sendo escrito à mão, saco de tecido com símbolo de moeda brasileira, notas e moedas organizadas, pote de vidro com moedas e planta crescendo, representando planejamento financeiro, hábitos conscientes e investimentos no Brasil de forma equilibrada e realista.

Renda fixa no Brasil: como o cenário econômico redefine expectativas

O texto aborda como as mudanças no cenário econômico brasileiro vêm transformando a forma de enxergar a renda fixa. Diante de oscilações nos juros, incertezas fiscais e influência do ambiente internacional, esse tipo de aplicação deixa de ser apenas uma alternativa conservadora e passa a ocupar um papel estratégico nas decisões de investimentos.

Logo