Benefícios indevidos do INSS devem ser cancelados; Confira quem será afetado

O INSS está revisando alguns benefícios e deve cancelar pagamentos indevidos. Saiba quem será afetado.
PUBLICIDADE

Algumas epsosa quest]ao recebendo benefício do INSS de forma indevida, mas o órgão anunciou recentemente que estes benefícios devem ser cancelados em um prazo de 150 dias. 

A seguir nós contaremos quem será afetado por esta decisão, fique atento para não perder nenhuma novidade sobre o assunto. Confia: 

Cancelamento dos benefícios do INSS

O INSS é o responsável pelo pagamento de diversos benefícios da previdência pública no Brasil e, segundo este órgão, algumas pessoas podem ter o seu benefício cancelado pelo não cumprimento de algumas regras de elegibilidade. 

PUBLICIDADE

Segundo o órgão , os benefícios indevidos devem ser cancelados dentro de um prazo de 150 dias, período no qual o INSS irá inspecionar e cancelar os benefícios que estão sendo oferecidos de forma indevida. 

Inclui-se diversas situações em que o pagamento do benefício pode ser considerado indevido como no caso do falecimento do segurado ou quando o valor mensal pago supera o teto de contribuição da Previdência Social. Atualmente o teto estabelecido pelo órgão é de R$39 mil por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o TCU o número de pagamentos indevidos do INSS atualmente supera a marca de 8,5 mil, contando apenas com os beneficiários que faltaram no último ano. 

Quem será afetado pelo cancelamento de benefícios do INSS? 

PUBLICIDADE

O benefício do INSS será cancelado apenas em casos onde o pagamento não está sendo feito de acordo com a legalidade. Exemplos disso são: 

  • Deixar as informações do Cadastro Único desatualizadas, no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Ausentar-se em um programa de reabilitação profissional;
  • Não comparecer na perícia médica e não apresentar justificativa;
  • Não sacar o benefício dentro do prazo estipulado que é de 60 dias;
  • Continuar exercendo atividade em alto nível de periculosidade ou insalubridade;
  • Cometer fraude.

Pessoas que se encaixam em uma das situações citadas acima correm o risco de ter seu benefício do INSS cancelado. 

Como contestar cancelamento de benefício do INSS 

Se você não sabe se o seu benefício do INSS está em risco de cancelamento pode obter estas informações de algumas maneiras. 

Mas se o seu benefício foi cancelado e você não cometeu nenhuma das irregularidades, é possível contestar esta decisão e reaver o pagamento do benefício. 

Para regularizar a sua situação e rever seu benefício do INSS você pode entrar em contato com o órgão através de um destes canais: 

  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS;
  • Central de Atendimento Meu INSS.

Leia Mais

Carregando cartão…