Como fazer a sua segunda via e o cartão virtual do Cartão SUS

PUBLICIDADE

Os serviços de saúde são essenciais no nosso dia a dia e para ajudar as pessoas a terem acesso a esses recursos, nós temos o SUS, Sistema Único de Saúde. Todos os brasileiros podem ter acesso a ele e sua identificação se dá através de um cartão.

O cartão é apresentado sempre que você visita uma Unidade Básica de Saúde, hospital ou outro serviço do setor. No entanto, é comum que as pessoas acabem perdendo esse cartão e por isso, é importante saber como fazer a solicitação da sua segunda via.

Para solicitar a segunda via do cartão é importante que você faça um passo a passo para fazer essa solicitação online. Além disso, você também pode realizar essa segunda expedição de forma presencial. Confira abaixo como fazer a solicitação da segunda via.

O cartão do SUS

PUBLICIDADE

O cartão do SUS é a forma de identificação de que o titular está inscrito no programa de saúde. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e nos últimos anos vem ajudando milhares de pessoas a terem acesso a recursos médicos de qualidade e especializados.

O cartão geralmente é feito em um posto de saúde local. Para isso você deve levar um documento pessoal com foto, bem como um comprovante de endereço de onde você mora. Dessa forma, o serviço se torna cada vez mais atrativo.

Como solicitar a segunda via

A segunda via pode ser feita de forma online através do Portão Cidadão. Para usar essa ferramenta, é necessário que vocês já possuam o Cadastro SUS. Se você não possui o cadastro, basta você acessar o portal e cadastrar-se.

PUBLICIDADE

Se você já tiver, precisa apenas pesquisar o seu nome. Lá o sistema irá filtrar e confirmar a sua presença nos registros. Após a emissão do cartão, você pode optar imprimi-lo ou utilizá-lo de forma online.

Se você desejar utilizar ele impresso, você fará o download do arquivo em pdf e imprimi-lo assim que possível. Caso deseje solicitar ele de forma presencial, basta comparecer a um posto de saúde local e realizar o mesmo processo descrito anteriormente. 

Conecte SUS Cidadão

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma salvação para a população mais pobre do país, que não tinha dinheiro para realizar consultas e procedimentos cirúrgicos e acaba perdendo a vida sem atendimento.

Felizmente, o SUS também está se modernizando, assim como os outros sistemas e, atualmente, já é possível ter o seu cartão completamente virtual e sem precisar carregar mais papéis. Siga lendo para saber como!

Como funciona o Conecte SUS Cidadão?

 O Conecte Sus serve para diversas coisas, como por exemplo, verificar resultados de exames médicos, realizar o agendamento de consultas, se informar sobre todos os serviços que são oferecidos pelo SUS e, obviamente, conseguir gerar o seu cartão do SUS virtual, para apresentar no momento da consulta.

Atualmente, o aplicativo também está funcionando como um informativo para os grupos que devem receber a vacina para a Covid-19, mas não é obrigatório ter cadastro para conseguir realizar essa verificação.

PUBLICIDADE

Mais importante do que saber o que é o aplicativo do Conecte Sus, é saber como você pode se cadastrar e seguir usando. Veremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como realizar o cadastro no Conecte Sus?

Para conseguir realizar o cadastro no Conecte Sus, é preciso seguir alguns passos que estão descritos logo abaixo.

- Em primeiro lugar, acesse o site do Governo Federal para realizar o seu cadastro. Serão solicitados seus dados pessoais, tais como nome completo, CPF e data de nascimento;

- Depois de seguir o passo a passo descrito no site, a sua conta já estará valendo e é com ela que você fará o login no aplicativo;

- Por fim, faça o download do aplicativo no App Store ou Play Store e acesse o mesmo usando o seu CPF e senha cadastrada no site.

A partir daí, você já estará apto para conseguir realizar agendamentos de exames e consultas, conferir laudos de exames já feitos e ainda acompanhar o progresso da vacinação na sua região.

No site, você também conta com a opção Tipos de Serviço, que serve basicamente como um GPS da sua região, localizando onde estão os hospitais, postos de atendimento, farmácias e unidades de saúde, facilitando e muito o seu acesso a estes locais.

Leia Mais

Carregando cartão…