O INSS estará indenizando algumas pessoas no valor de R$2,5 mil, uma atitude que não é comum.
A seguir nós te contaremos mais detalhes sobre esta indemnização e quem tem direito a receber. Continue lendo para ter mais informações:
Indenização do INSS
O INSS é a instituição brasileira responsável pelo pagamento de benefícios da previdência pública, seja para aposentados, pensionistas e outras categorias em que são direcionados benefícios da previdência.
Alguns dos beneficiários do INSS podem ter direito a receber uma indenização, que será paga a dievrasa pessoas por conta de vazamento de dados.
Você provavelmente já ouviu falar ou conhece alguém que passou por uma situação que envolve o vazamento de dados. Como por exemplo ligações e envio de mensagens de instituições oferecendo serviços de crédito aos beneficiários.
Em alguns casos logo após a liberação do benefício previdenciário os cidadãos passam a receber diversas ligações e ofertas que não cessam com a resposta negativa a estas ofertas.
Até o momento este ocorrido, que é bastante comum, não havia sido penalizado, portanto a instituição deve começar a indenizar seus beneficiários que sofreram prejuízos e tiveram seus dados vazados.
Quem tem direito a indenização do INSS
Até o momento, somente uma pessoa conseguiu ter acesso a indenização por vazamento de dados do INSS.
A beneficiária que vive no interior de São Paulo passou a receber o benefício de pensão por morte e logo após começar a receber o benefício ela começou a receber diversas ofertas de empréstimos.
Esta é uma situação bastante comum, mas neste caso a beneficiária resolveu entrar com um processo judicial contra o INSS pelo vazamento de dados.
O fato aconteceu ainda em julho de 2021, e nesta época havia sido implementada a Lei Geral de Proteção de Dados, sendo esta um dos elementos principais para a decisão judicial que obrigou o órgão a pagar uma indenização à beneficiária.
Esta beneficiária recebeu um valor de R$2,5 mil por conta do importuno causado pelo vazamento dos dados, mas o INSS contestou que não há provas que este instituto tenha sido o responsável pelo vazamento de seus dados.
O fato é que a partir dessa decisão muitos beneficiários devem passar a acionar a Justiça para resolver problemas como este, que não é tão incomum entre as pessoas que recebem benefícios do INSS.