Novo cartão do Auxílio Brasil: saiba em que operações poderá ser usado

O Governo Federal começou a distribuição dos novos cartões do Auxílio Brasil. Confira o que muda!
PUBLICIDADE

As pessoas que estão recebendo o Auxílio Brasil têm tido seus novos cartões liberados desde junho. 

No entanto, estes novos cartões contam com algumas funcionalidades diferentes, incluindo uma série de operações que antes não poderiam ser realizadas. Veja a seguir como pode ser usado este cartão: 

Novo cartão do Auxilio Brasil 

PUBLICIDADE

A partir do mês de junho as pessoas que estão recebendo o Auxílio Brasil passaram a receber os novos cartões do benefício. 

Até pouco tempo atrás as pessoas que recebiam este benefício estavam usando os mesmo cartão que anteriormente eram usados pelo programa Bolsa Família, que vigorava antes da sua implementação. 

No entanto, estes cartões só podem ser usados para saque em terminais de autoatendimento da empresa, enquanto os novos cartões contam com outras operações. 

PUBLICIDADE

Neste primeiro momento, estão recebendo os cartões do programa os beneficiários do programa na modalidade de poupança social, segundo o que foi divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Desta forma a emissão dos novos cartões será realizada de forma gradual para cerca de 6,6 milhões de famílias que foram incluídas no programa Auxílio Brasil depois de novembro de 2021. 

Além disso, a nova versão do cartão do benefício social irá possuir um chip, uma medida usada para evitar clonagens. 

Para esta primeira etapa de distribuição dos cartões, tiveram prioridade as pessoas que moram em cidades que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa ou com canais sobrecarregados. 

Operações  incluídas no cartão Auxilio Brasil

Por se tratar de um cartão com chip as pessoas que usam este benefício terão acesso a outras operações além do saque. A principal delas é o pagamento na modalidade de débito, mas existem ainda outras operações possibilitadas. São elas: 

  • Pagamento de compras na função débito;
  • Dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou agência da Caixa;
  • Dois saques em bancos 24h por mês;
  • Três transferências para contas de outros bancos por mês;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Como fazer o cadastro da senha do cartão Auxilio Brasil?

O novo cartão precisa de uma senha para ser utilizado e para cadastrá-las os usuários podem ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal, ou lotéricas. 

PUBLICIDADE

Além disso existe a possibilidade de cadastrar seus dados de forma online, no app Caixa Tem que pode ser baixado em celulares que usam sistema IOS e Android. 

É preciso solicitar o novo cartão?

As pessoas que recebem o Auxílio Brasil não precisam solicitar o novo cartão, visto que a sua distribuição será feita de forma automática. 

Além disso, este cartão não terá nenhum custo aos seus usuários e aqueles que não receberem o cartão neste momento podem continuar usando o cartão do Bolsa Família para realizar saques, mas as demais operações ficam indisponíveis neste caso. 

Leia Mais

Carregando cartão…