Beneficiários estão sendo descadastrados do Auxílio Brasil; entenda porque isso está acontecendo e como evitar

Se você recebe o Auxílio Brasil fique atento para o descadastramento de famílias que vem correndo. Saiba os motivos para isso acontecer e cmo evitar!
PUBLICIDADE

Se você recebe o Auxílio Brasil deve ficar atento a fim de evitar o desligamento do programa. 

O descadastramento de pessoas tem acontecido em todo o país e para evitar que isso aconteça podem ser tomadas algumas precauções. A seguir te contamos o que você pode fazer para evitar o cancelamento do seu benefício!

Descadastramento de pessoas do Auxílio Brasil 

O Auxílio Brasil tem pouco tempo de vigor, e foi criado para substituir o programa social Bolsa Família, que ficou por anos atuando no Brasil. 

PUBLICIDADE

Por conta disso, boa parte das pessoas que usam atualmente este programa apenas migraram do antigo programa social. 

No entanto, os beneficiários do Auxílio Brasil que faziam parte do Bolsa Família tem risco de serem descadastrados do programa atual. 

Quem corre risco de ter o benefício cancelado 

O benefício pode ser cancelado caso os beneficiários que tenham algum problema na atualização dos seus dados, ou seja, que tenham suas informações desatualizadas.

PUBLICIDADE

Este fato está ligado ao modo como é realizada a inscrição dos novos beneficiários do programa, o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. 

Isso porque o Ministério da Cidadania analisa mensalmente as informações deste cadastro e é a partir dele que são liberados, ou não, os benefícios sociais do governo. 

Recomenda-se que seja realizada a atualização dos dados a cada dois anos, pelo menos, para evitar possíveis problemas na liberação dos benefícios sociais.

Como evitar o desligamento do programa 

Conforme dito anteriormente é preciso manter os seus dados atualizados para evitar que o seu Auxílio Brasil seja cancelado. 

Anteriormente o processo de atualização do Cadastro único só podia ser feito através de uma unidade física do CRAS, ou seja, para isso a pessoa precisava ir até o local. 

Mas, atualmente existe uma outra opção que acontece de forma completamente online, que é o aplicativo de celular CadÚnico. 

PUBLICIDADE

No app os beneficiários do Auxílio Brasil podem manter todas as informações sobre sua vida atualizadas, com apenas alguns cliques na tela do celular. 

Para aqueles que estão com algum problema e que correm o risco de ter seu benefício Auxílio Brasil cancelado, o prazo de atualização do cadastro é  dia 31 de julho. 

Se você ainda não atualizou seus dados, baixe o app no seu celular e atualize-o imediatamente. 

Entretanto, se você estiver enfrentando dificuldades com a app, assim como grande parte dos brasileiros alegam, procure a unidade do CRAS mais próxima de você e faça a atualização do seu cadastro presencialmente. 

Mas, fique atento pois grande parte dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) tem registrado filas, por conta da demanda de famílias que buscam regularizar a situação e manter o benefício ativo.

Leia Mais

Carregando cartão…