O pagamento do abono salarial em referência ao ano base de 2019 estava sendo concedido desde o mês de julho de 2020 e seguiu até o último dia 30 de junho. Vale lembrar, no entanto, que você pode sempre realizar a consulta do seu benefício.
Os trabalhadores formais que estão sob regime da CLT podem realizar consultas ao benefício para saber quando poderão retirar, qual o valor disponível e se eles têm direito a esse recebimento.
O abono salarial é disponibilizado todos os anos para milhares de trabalhadores brasileiros do setor público e privado. No entanto, vale lembrar que ele possui critérios específicos que acabam por filtrar quem pode ou não retirar o valor.
Conferindo os critérios estabelecidos pelo governo, você já pode saber se tem ou não direito ao benefício. Além disso, é possível que você também saque um valor mínimo referente ao seu tempo de serviço.
O abono salarial é um benefício que integra o PIS, Programa de Integração Social, e o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Além disso, o público alvo de ambos os programas acaba por ser diferente.
Para quem é destinado os pagamentos do PIS/PASEP
Vale lembrar que o pagamento de ambos os programas é feito de forma distinta e para públicos diferentes. O PIS é voltado para trabalhadores formais do setor privado que estejam sob o regime de CLT.
O banco que realiza a distribuição do pagamento é a Caixa Econômica Federal e através dela o trabalhador pode verificar os seus valores disponíveis e consultar sua atual situação na fila de recebimento.
Já o PASEP, é ofertado para trabalhadores do setor público e é distribuído através do Banco do Brasil. Ambos os programas possuem critérios para que se tenha direito aos recebimentos. Confira os critérios.
Conheça os critérios e como consultar o PIS/PASEP
Para ter direito aos pagamentos do PIS, é importante que o trabalhador trabalhe com carteira assinada e esteja inscrito por pelo menos 5 anos. Para o PASEP é necessário estar como servidor público e ter trabalhado por pelo menos 30 dias.
A consulta é feita através dos bancos que realizam a distribuição dos valores. Para o PIS você pode consultar os terminais de autoatendimento ou uma lotérica mais próxima. Além de poder ligar em uma central de atendimento através do número 0800 726 0207.