Saiba como consultar o valor e saber se você tem direito ao PIS/PASEP

PUBLICIDADE

O pagamento do abono salarial em referência ao ano base de 2019 estava sendo concedido desde o mês de julho de 2020 e seguiu até o último dia 30 de junho. Vale lembrar, no entanto, que você pode sempre realizar a consulta do seu benefício.

Os trabalhadores formais que estão sob regime da CLT podem realizar consultas ao benefício para saber quando poderão retirar, qual o valor disponível e se eles têm direito a esse recebimento.

O abono salarial é disponibilizado todos os anos para milhares de trabalhadores brasileiros do setor público e privado. No entanto, vale lembrar que ele possui critérios específicos que acabam por filtrar quem pode ou não retirar o valor.

PUBLICIDADE

Conferindo os critérios estabelecidos pelo governo, você já pode saber se tem ou não direito ao benefício. Além disso, é possível que você também saque um valor mínimo referente ao seu tempo de serviço.

O abono salarial é um benefício que integra o PIS, Programa de Integração Social, e o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Além disso, o público alvo de ambos os programas acaba por ser diferente.

Para quem é destinado os pagamentos do PIS/PASEP

Vale lembrar que o pagamento de ambos os programas é feito de forma distinta e para públicos diferentes. O PIS é voltado para trabalhadores formais do setor privado que estejam sob o regime de CLT.

PUBLICIDADE

O banco que realiza a distribuição do pagamento é a Caixa Econômica Federal e através dela o trabalhador pode verificar os seus valores disponíveis e consultar sua atual situação na fila de recebimento.

Já o PASEP, é ofertado para trabalhadores do setor público e é distribuído através do Banco do Brasil. Ambos os programas possuem critérios para que se tenha direito aos recebimentos. Confira os critérios.

Conheça os critérios e como consultar o PIS/PASEP

Para ter direito aos pagamentos do PIS, é importante que o trabalhador trabalhe com carteira assinada e esteja inscrito por pelo menos 5 anos. Para o PASEP é necessário estar como servidor público e ter trabalhado por pelo menos 30 dias.

A consulta é feita através dos bancos que realizam a distribuição dos valores. Para o PIS você pode consultar os terminais de autoatendimento ou uma lotérica mais próxima. Além de poder ligar em uma central de atendimento através do número 0800 726 0207.

Leia Mais

Carregando cartão…