Seu Auxílio Emergencial foi cancelado? Saiba os principais motivos

PUBLICIDADE

De acordo com o Dataprev, site em que se analisa os recebimentos do Auxílio Emergencial, muitos brasileiros têm sofrido cancelamentos e as situações que os motivam são diversas. Nesse caso, é importante entender o que pode ocasionar isso.

Atualmente estima-se que o benefício seja creditado a mais de 39 milhões de pessoas em todo o país. De acordo com o Ministério da Cidadania, pasta que cuida do benefício e autora da pesquisa, esse número pode sofrer graves reduções todos os meses.

De acordo com o ministério, o Dataprev tem a liberdade de cancelar o recebimento de algumas pessoas com o pagamento da última parcela, já que, os dados cadastrais são analisados antes e depois de cada pagamento do Auxílio.

PUBLICIDADE

O Governo Federal já havia comentado sobre a situação em outros momentos, já que a política de análise dos dados passou a ser mais criteriosa, para evitar que pessoas recebam o pagamento de forma indevida.

Para evitar que o seu pagamento seja cancelado, é importante que você se atente aos critérios estabelecidos pelo Governo para que o pagamento se mantenha. De acordo com o Dataprev, as motivações dos cancelamentos são diversas.

Se o beneficiário arrumar um emprego, por exemplo, é provável que ele tenha seu benefício cancelado, já que agora ele possui uma renda registrada. Pessoas que recebem auxílio desemprego ou outro benefício do INSS, também podem ter o seu Auxílio cancelado.

PUBLICIDADE

Além disso, se a pessoa foi presa em regime fechado, também é possível que tenha a próxima parcela cancelada. Auxílio reclusão também é um dos motivadores de cancelamento do Auxílio Emergencial

Auxílio Emergencial: O que não cancela?

De acordo com o Governo, alguns recebimentos não são levados em consideração na hora da análise, como por exemplo, PIS e PASEP. Outros auxílios regionais como de prefeituras e estaduais também não cancelam o Emergencial.

Vale destacar que ao final de cada ciclo de pagamento, é feita uma nova análise de dados e se você teve o seu benefício cancelado, é possível que recorra e conteste essa decisão. Não durma no ponto e busque estar em dia com os critérios do Auxílio Emergencial. 

Leia Mais

Carregando cartão…