Spread Bancário: Entenda como funciona

PUBLICIDADE

Durante as ultimas eleições no Brasil nunca se falou tanto de lucros de banco, juros e dividendos. Mas o que pouca gente sabe é que o famoso Spread bancário sempre fez parte das operações de todos os bancos.

Se você já ouviu falar no assunto, mas não sabe muito bem como funciona ou de que forma isso afeta a sua vida, fique ligado na matéria que preparamos especialmente para você, uma linguagem simples e direta que vai te fazer entender de uma vez por todas essa relação. Veja!

DE ONDE VEM O DINHEIRO QUE OS BANCOS EMPRESTAM?

Será que você já parou e se perguntou de onde vem o dinheiro que os bancos emprestam para quem precisa pegar um empréstimo? Muito bem. Para entender como funciona o Spread Bancário é preciso solucionar essa questão. Entenda!

PUBLICIDADE

A maioria das instituições financeiras, utiliza o próprio dinheiro que os seus clientes aplicam para conceder empréstimo e créditos aos seus correntistas. Mas você provavelmente não sabia disso porque isso não necessariamente é feita de maneira direta.

Quando o investidor aplica um valor em um fundo ou ativo do seu banco, ambos (cliente e instituição) devem lucrar com os dividendos desse investimento. De maneira mais direta os bancos usam o dinheiro que você empresta a ele para emprestar a quem precisa de empréstimo. Entendeu a lógica?

SPREAD

Então o banco certamente vai emprestar dinheiro cobrando uma taxa mais alta do que ele recebe com os rendimentos do que ele tem. Esse tipo de operação representa boa parte dos lucros dos bancos e está completamente ligado a taxa de juros, e índices de inflação obtidos no ano.

PUBLICIDADE

E muitas pessoas ainda se perguntam porque o banco cobra mais caro pelo dinheiro que empresta, a resposta é simples: “Por conta do risco de não receber o dinheiro de volta” Já pensou se todos os clientes decidem não pagar o dinheiro que tomou emprestado? Como o banco ia devolver o dinheiro com correção monetária a quem aplicou o dinheiro lá?

Então antes de sair por ai culpando os bancos por lucrar sobre compra de ativos e empréstimo de dinheiro, que tal tentar se organizar um pouquinho melhor e começar a investir e ser um ativo investidor que lucra junto com a instituição?

As instituições no Brasil hoje oferecem diversas modalidades de investimento para você começar. E você pode acompanhar algumas delas aqui no site. Fique sempre atento e bons lucros!

Leia Mais

Carregando cartão…