Títulos Públicos: O que são e para que servem

PUBLICIDADE

Muitos dos investimentos mais comuns e rentáveis da atualidade são os chamados títulos, entre eles podemos destacar alguns bem famosos como CDB, LCI ou LCA que são títulos privados normalmente emitidos por bancos ou empresas, porém existem também os títulos públicos.

Títulos Públicos representam formas de investimento criadas pelo próprio governo com a intenção de levantar valores que vão ser utilizados para pagar dívidas do governo ou mesmo para investir em serviços públicos, neste artigo vamos entender um pouco melhor sobre como eles funcionam.

O que São títulos Públicos?

Títulos privados são formas de investir em empresas ou em instituições bancárias então podemos considerar que os títulos públicos representam algo semelhante para quem deseja investir diretamente no país onde vive.

PUBLICIDADE

No caso dos títulos públicos eles são produzidos pelo próprio governo através do Ministério do tesouro e oferecem vantagens relacionadas ao crescimento financeiro do país, desta forma estes títulos costumam ser mais acessíveis para pequenos e médios investidores.

Alguns titulo públicos como o Tesouro Direto ou Tesouro Selic podem ser adquiridos por valores incrivelmente baixos de modo que é possível começar a investir mesmo sem fazer grandes aportes de dinheiro, atualmente é possível por exemplo fazer um investimento em tesouro direto com apenas R$ 30 reais.

Qual a vantagem dos Títulos Públicos?

Investimentos privados tais como CDB e CDI tendem a ter uma menor liquidez, ao fazer esse tipo de investimento normalmente é impossível movimentar os valores antes do prazo de fechamento do título o que pode muitas vezes levar anos, desta forma eles são mais rentáveis porém exigem investimentos mais longos.

PUBLICIDADE

Ao contrário disto os investimentos feitos em títulos públicos tendem a ter menores prazos de duração final e oferecer uma liquidez maleável de modo que é possível interromper o investimento a qualquer momento e ter uma rentabilidade referente ao período.

Naturalmente retirar o investimento antes do final significa que sua rentabilidade vai diminuir portanto ainda é recomendável fazer seus investimentos com atenção e evitar retiradas antes do vencimento final.

Outra grande vantagem deste método se encontra no Imposto de Renda, isso porque a maioria dos títulos Públicos não são taxados por este imposto fazendo com que possa ser uma opção mais interessante aos investidores menores.

A longo prazo mesmo que a rentabilidade seja menor ainda é possível conseguir um retorno financeiro maior para quem está começando de modo que é títulos públicos são uma excelente opção de entrada ao mundo dos investimentos.

Como Escolher um título público?

Assim como qualquer outra modalidade de investimento é importante ficar atento aos detalhes de modo a investir nos títulos que melhor se enquadrem no seu planejamento financeiro.

Existem diversos títulos a disposição no mercado então considere não apenas o valor de entrada para o investimento como também a duração esperada para o retorno, Lembre ainda que você deve sempre fazer investimentos com valores que você não espera precisar de imediato.

PUBLICIDADE

Contudo Investimentos em títulos direto que tem uma maior liquidez te permitem começar com valores mais amplos e manter uma reserva de segurança menor, ainda assim ter uma ideia clara dos valores é importante para não perder outras oportunidades melhores.

Leia Mais

Carregando cartão…