Reserva Financeira de Segurança

PUBLICIDADE

Investir é a melhor forma de conseguir construir patrimônio a longo prazo e dar adeus aos apertos da falta de dinheiro sem ficar preso na poupança, porém isso não significa que você deve colocar todo o seu dinheiro em um investimento.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a reserva financeira de segurança e sobre como é essencial que essa reserva seja mantida crescendo para que você nunca seja pego de surpresa com as consequências dos imprevistos.

Imprevistos acontecem o tempo todo 

Nunca se sabe quando alguém vai ficar doente, então você certamente já percebeu que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e quando eles acontecem quase sempre você precisa ter dinheiro no bolso para lidar com a situação.

PUBLICIDADE

Porém nem todo imprevisto é algo ruim, existem situações em que algo completamente inesperado vai acontecer e vai melhorar muito as suas possibilidade para aquele momento, e se você não estiver preparado pode acabar perdendo essas oportunidades.

Quando falamos sobre Reserva financeira de segurança é necessário levar em conta tanto os problemas quanto as oportunidades para conseguir equilibrar sua segurança sem deixar de investir no crescimento do seu patrimônio, pode ser desafiador mas certamente vale a pena.

Crescimento da Reserva

Imagine que você perca seu emprego hoje, você teria o suficiente para se manter enquanto procura um novo emprego? essa é apenas uma das muitas questões que mostram como é importante ter uma reserva financeira, por isso vamos analisar a questão de maneira direta.

PUBLICIDADE

Ao fazer investimentos você deve visar o crescimento máximo do seu patrimônio, porém esse crescimento futuro não pode colocar em risco o seu bem estar presente, sendo assim uma reserva é necessária.

O ideal é que sua reserva financeira seja de pelo menos 30% da sua renda mensal, escolha um método para guardar esse valor que não seja deixar em casa, lembre que esse valor é para situações inesperadas então ele deve ser mantido em segurança.

Em geral a poupança pode ser um bom local para manter a sua reserva financeira desde que você consiga manter o autocontrole de não gastar esse valor por motivos desnecessários.

mantenha um fluxo contínuo de depósitos mensais na sua reserva, procure depositar sempre a mesma porcentagem do seu orçamento, trate o fundo de emergência como mais uma de suas contas e faça os depósitos rigorosamente.

Saiba quando Utilizar

A Reserva financeira não é apenas uma cama de dinheiro na qual você vai dormir, essa parte do seu patrimônio deve ter um propósito, ou seja, quando as suas reservas atingirem um valor X você pode começar a utilizar parte dela para aproveitar oportunidades como novos negócios ou mesmo investimento pessoal.

O indicado é que o valor mínimo de sua reserva seja o equivalente necessário para manter seu estilo de vida incluindo alimentação e todas as suas contas por pelo menos 3 meses, uma vez que você tenha ao menos esse valor garantido pode começar a planejar um uso para o excedente.

PUBLICIDADE

Lembre que a reserva financeira afeta toda a sua família então faça o possível para que os planos de utilização sejam proveitosos para a família toda, da mesma forma você deve cobrar participação ativa no processo de construção deste patrimônio para que todos façam sua parte.

Leia Mais

Carregando cartão…