Aposentados do INSS podem ter benefício bloqueado a partir de julho; veja motivos

PUBLICIDADE

O Governo Federal concede diversos benefícios diferentes para os brasileiros e um deles é a aposentadoria, feita através do INSS, quando se atinge uma determinada idade e tempo de contribuição.

Contudo, existe a possibilidade de que alguns aposentados que recebem a aposentadoria do INSS deixem de receber esse benefício. Nesse texto, você irá conferir todos os motivos que podem levar a esse acontecimento.

Por que o INSS deixará de pagar os benefícios?

Na realidade, o INSS não deixará de pagar os benefícios, mas poderá, sim, bloquear alguns beneficiários que ainda não realizaram a prova de vida, adiada no ano de 2020 por conta da pandemia causada pela Covid-19.

PUBLICIDADE

Segundo as informações concedidas pelo INSS, apenas as pessoas que tiveram o vencimento da prova de vida entre os meses de março e abril de 2020 podem ter o seu benefício bloqueado, isso porque a prova de vida deveria ter sido realizada até o dia 30 de junho.


Aposentados do inss podem ter benefício bloqueado a partir de julho; veja motivos

Infelizmente, isso aconteceu porque durante todo o ano de 2020, a prova de vida foi cancelada e só foi retomada no dia 1 de junho de 2021, logo todas as pessoas que precisavam realizar a prova no ano passado tiveram que fazer isso em apenas 30 dias. 

Novo calendário para a realização da prova de vida

Durante todo o ano de 2021, estará vigorando o novo calendário para a realização da prova divulgado pelo INSS. O calendário iniciou no dia 1 de junho e segue até agosto de 2022, realizando as provas de dois meses por vez.



PUBLICIDADE

Por exemplo, em junho foram realizadas as provas de vida que venceram em março e abril de 2020, enquanto em julho estão sendo realizadas as provas de vida que venceram em maio e junho de 2020 e seguirá assim até agosto, reunindo também as pessoas que venceram a prova no ano de 2021 e em 2022.

É importante tomar cuidado com a data da realização da prova de vida, visto que se você não cumprir com os prazos, o seu benefício será bloqueado como está acontecendo com diversas pessoas e será preciso marcar uma nova data para fazer a prova.

O que é Prova de Vida do INSS?

Se você faz parte do grupo de pessoas que recebe os benefícios através do INSS, é importante que saiba o que significa e a real importância de se fazer a Prova de Vida. Essa prova é um recurso obrigatório e que deve ser feito todo o ano para que se evite o bloqueio do recebimento.

Vale destacar que ela ocorre seguindo um calendário pré-estabelecido e que é importante que você conheça essas datas, para que não perca a oportunidade de receber os valores que lhe cabem. Confira as principais informações sobre a Prova de Vida e como acompanhá-la.

Por que você deve fazer a Prova de Vida?

O INSS é o órgão responsável pelo controle e pela distribuição dos valores referentes aos benefícios do RGPS. Sendo assim, o Instituto deve garantir que esses recursos cheguem a toda população que tem direito a eles, devendo também, fiscalizar esses recebimentos.

Para evitar fraudes e golpes, o INSS criou diversas medidas, visando diminuir ao máximo o número de beneficiários que podem prejudicar o programa. Entre elas, a principal é a chamada Prova de Vida.

PUBLICIDADE

A exigência começou em 2012 e todos os anos os beneficiários são convidados a comparecerem às instituições financeiras em que o seu valor é creditado. Além disso, essa medida é utilizada para prevenir que familiares recebam de forma indevida um benefício de alguém que já faleceu.

Que pessoas precisam fazer a Prova de Vida?

De acordo com regras já estabelecidas pelo próprio INSS, todos os aposentados e pensionistas do INSS que recebem o seu benefício por pelo menos um ano, devem realizar a prova de vida. Além disso, o procedimento vale para todos os tipos de beneficiários.

Quando fazer a Prova de Vida?

A Prova de Vida é um procedimento anual e pode variar de acordo com o banco em que você recebe o seu benefício. A contagem é de 12 meses a partir do seu aniversário, então às vezes, o calendário pode sofrer modificações.

Quem precisar fazer esse procedimento deve levar junto um documento com foto, podendo ser CNH, RG ou Carteira de Trabalho. Busque saber quando você deve fazer a prova de vida e evite o cancelamento do seu benefício. 

Leia Mais

Carregando cartão…