Como agendar uma perícia no INSS

PUBLICIDADE

Como já mencionamos, o INSS é um dos maiores órgãos públicos do país, e sua principal função é executar o controle e distribuição dos benefícios aos contribuintes. Essa distribuição baseia-se na RGPS, o Regime Geral da Previdência Social.

Os casos em que um contribuinte pode receber um auxílio vão desde de situação de gravidez até mesmo morte. No entanto, um dos casos mais comuns é o referente a acidentes que muitas impossibilitam as pessoas de executarem suas funções trabalhistas.

Nesse aspecto, é necessário que a pessoa agende uma perícia com o INSS para que se possa avaliar a situação e determinar o direcionamento necessário caso haja necessidade de uma destinação de renda ou exigência de novas consultas.

PUBLICIDADE

O principal motivo das perícias é sobre o Auxílio Doença. A perícia é solicitada tanto para conseguir os primeiros pagamentos como também continuar incluído nessa situação. Além disso, a perícia poderá ser feita em modalidade hospitalar ou até mesmo, residencial.

Quem pode agendar uma perícia e como agendar?

O serviço é disponibilizado para qualquer contribuinte que esteja doente e incapaz de trabalhar. Existem algumas diferentes formas de realizar o agendamento da sua perícia. Confira as principais opções e como agendar em cada uma delas.

Pelo site

É possível que você acesse o site do Meu INSS e realize o seu agendamento. Basta acessar a página inicial e fazer o login. Após acessar a página, você deverá clicar em “Agendar Perícia”. Você pode optar pelas opções "Perícia Inicial” ou '' Perícia de Prorrogação”.

PUBLICIDADE

Clique em atualizar e em seguida altere seus dados para contato se necessário. Após isso, informe os dados solicitados e pronto, sua perícia está agendada. Em todos os casos será necessário que você informe o seu CPF.

Pelo aplicativo

O processo também pode ser feito pela versão de aplicativo do Meu INSS. O procedimento é exatamente igual, porém vale destacar que o app também garante que você possa agendar suas perícias.

Por ligação

Também é possível que você realize o agendamento através de uma ligação. Para isso, basta ligar no número 135 e agendar a sua consulta. Fácil né? Não perca tempo e busque agendar sua perícia no INSS.

Leia Mais

Carregando cartão…