Conheça as principais situações em que o seu benefício do INSS pode ser cancelado.

PUBLICIDADE

O INSS é o órgão público responsável por manter e controlar todos os pagamentos dos benefícios presentes no RGPS, Regime Geral da Previdência Social. Através disso, eles também são responsáveis por criar formas de regular esses recebimentos.

É por esse motivo que muitas vezes alguns beneficiários têm os seus pagamentos cancelados. No entanto, não é preciso ter medo ou se desesperar. É bem provável que o motivo do cancelamento seja algo previsível que você pode reverter.

Existem algumas situações específicas que podem ser o motivo do cancelamento. Desse modo, é possível que você possa entender quais são essas situações e se preparar para evitar qualquer uma delas.

O que significa a suspensão do pagamento do benefício?

PUBLICIDADE

Quando falamos em suspensão, nos referimos ao cancelamento de fato, dos pagamentos referentes ao benefício. No entanto, é importante entender que esse cancelamento é momentâneo e pode ser revertido dependendo da situação.

Além disso, no ato do cancelamento você é informado do motivo. Sendo assim, é possível que você recorra para evitar uma suspensão permanente. Além disso, vale destacar que na maior parte das vezes que isso ocorre, o beneficiário consegue reaver o seu pagamento.

Conheça os principais motivos de cancelamento do benefício

O cancelamento pode ocorrer por diversos motivos, um dos mais comuns é o cancelamento por erros no benefício. Isso ocorre porque, em alguns casos, os pagamentos são concedidos de forma irregular e para isso, é necessário um congelamento para reavaliação.

PUBLICIDADE

Outro dos mais comuns é a não realização da Prova de Vida, uma das ferramentas de comprovação e verificação do seu recebimento. Não cumprir o prazo estabelecido de realização desse exame pode acarretar no cancelamento.

Em caso de acidente, o benefício pode ser cancelado caso você não compareça na perícia obrigatória. Alguns casos também merecem destaque como por exemplo, o beneficiário ser preso ou ser acusado de homicídio da pessoa que origina um auxílio por morte.

Os principais benefícios que são cancelados são o de doença, pensão por morte, pensão por acidente, auxílio maternidade e Bolsa Família. Por esse motivo, não corra riscos e se atente aos principais motivos de cancelamento. 

Leia Mais

Carregando cartão…