Saque de dinheiro esquecido é autorizado pela Caixa: Saiba como descobrir se você tem direito

Trabalahdores com dinheiro esquecido podem fazer o saque, que foi liberado pela Caixa recentemente. Confira quem tem direito!
PUBLICIDADE

Alguns trabalhadores podem receber um benefício liberado pela Caixa, referente a saldos esquecidos. 

A autorização do banco permite novos saques de dinheiro esquecidos por trabalhadores no  PIS/PASEP e do FGTS, cujos cronogramas de 2022 já acabaram. Veja a seguir como descobrir se você tem direito  como fazer o saque: 

Dinheiro esquecido da Caixa: o que é 

Conforme destacado anteriormente, os saldos se referem ao FGTS e PIS/PASEP, abonos que já tiveram calendários de pagamento exonerados neste ano de 2022. 

PUBLICIDADE

Mas, ainda que os  calendários oficiais de pagamentos tenham o seu vigor, ainda é possível realizar os saques do dinheiro esquecido até o final deste ano. Mas, para isso, os trabalhadores devem se atentar aos requisitos de elegibilidade de cada um deles. 

Estes saques devem ser solicitados pelo trabalhador mediante conta poupança social digital ou diretamente em uma das agências da Caixa. 

No entanto, o  modelo de retirada pode sofrer variações dependendo da origem do valor, seja referente ao PIS/PASEP ou ao FGTS. 

Saque do dinheiro esquecido no PIS/PASEP

PUBLICIDADE

Para quem possui saldo esquecido em contas do PIS/PASEP, o processo de retirada acontece de uma determinada maneira. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 480 mil trabalhadores possuem saques de dinheiro esquecidos, do abono que teve como ano base 2020. 

No entanto, oficialmente o calendário de pagamento teve seu fim em março deste ano.  Além disso, há saldos do PIS/PASEP esquecidos pelos trabalhadores que exercem atividades remuneradas no ano de 2019. 

Caso queira acessar o saldo acumulado a partir dos meses trabalhados em 2020, pode entrar em contato com um dos bancos que estão responsáveis pelo repasse. 

Neste caso os bancos são Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, sendo que o primeiro é voltado aos funcionários de empresas privadas e o segundo a servidores públicos. 

Já no caso do PIS/PASEP com ano base  2019, os trabalhadores devem enviar um pedido de reemissão do crédito, o que pode ser feito através de uma unidade regional da Superintendência do Ministério do Trabalho, ou através do e-mail. 

Saque do dinheiro esquecido no FGTS

No caso dos saques da Caixa liberados pelo FGTS, o saldo se refere a valores extraordinários, que tiveram as liberações se iniciaram em abril deste ano. 

PUBLICIDADE

Segundo as informações divulgadas pelos órgãos responsáveis,no total mais de 42 milhões de trabalhadores podem fazer o resgate dos valores, desde que tenham saldo em conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Neste caso os depósitos foram realizados  pela Caixa Econômica através da conta poupança social digital do Caixa Tem. 

Esta conta é aberta de forma automática exclusivamente para o depósito deste valor, e pode ser consultada no aplicativo do FGTS e Caixa Tem. Para fazer o seu basta, basta realizar a consulta através deste canal e procurar uma das agências da Caixa. 

Leia Mais

Carregando cartão…