Bolsa de Valores: Tudo que você precisa Saber para começar

PUBLICIDADE

A bolsa de valores é sem dúvidas o modelo de investimento mais conhecido do mundo, sendo uma das formas mais rápidas de multiplicar investimentos o mercado de ações tem um papel importante tanto na economia quanto na cultura mundial.

Porém apesar de sua incrível popularidade esse ainda é um mercado que poucas pessoas entendem completamente e por isso muitos investidores iniciantes não sabem exatamente como proceder para aproveitar as vantagens de investir na bolsa de valores.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como funciona o mercado de ações através da bolsa de valores e explicar as formas pelas quais você também pode começar a aumentar seu patrimônio usando este mercado em crescimento.

Funcionamento do Mercado de ações

PUBLICIDADE

A bolsa de valores funciona como um mercado, a ideia básica por trás deste tipo de investimento é a compra e venda de pequenas partes de empresas, ou seja, empresas que desejam aumentar seu capital colocam suas ações para serem vendidas.

Cada ação representa uma parte da empresa de modo que ao comprar um grande número de ações uma pessoa pode vir a ter influência sobre as decisões e lucros da mesma, contudo essa não é a única forma de lucrar com o mercado de ações.

A ideia principal para o lucro neste tipo de investimento é comprar ações que estão com um preço baixo e esperar algum tempo para vender as ações com um alto valor de lucro, esse processo é repetido a exaustão diariamente na bolsa da valores por milhares de investidores em dezenas de empresas.

Crescimento de longo prazo

PUBLICIDADE

A forma mais tradicional de obter ganhos através da bolsa de valores é o crescimento natural das empresas que acontece a longo prazo, basicamente a ideia aqui é comprar ações de empresas que estão começando a crescer ou mesmo de empresas que estão em momentos de baixa rentabilidade e esperar.

Conforme o tempo passa a tendência natural das ações é crescer de modo que é possível para o investidor ter seu patrimônio aumentado de maneira relativamente lenta porém constante, embora possam acontecer altos e baixos no processo a tendência geral é de crescimento ao longo do tempo.

Uma vez que as ações estejam em alta o investidor pode vender essas ações por um preço superior àquele que foi originalmente pago e assim obter lucro que pode ser utilizado para recomeçar este processo com outras ações.

Day Trade

Uma maneira mais recente de obter rentabilidade mas que porém vem fazendo bastante sucesso é o chamado “Day trade”, nesse caso o investidor deve visar o lucro mais rápido mesmo que em menor escala e fazer transações curtas que possam gerar valor imediato.

Enquanto o investidor padrão pode esperar meses para vender uma ação e obter um retorno elevado, o trader pode comprar e vender muitas ações em questões de minutos, a ideia aqui é obter um volume maior de transações mesmo que com lucros pequenos.

Desta forma a cada transação é possível obter retornos que muitas vezes são apenas centavos mas que podem ser elevados milhares de vezes de acordo com o volume de ações e transações durante o dia.

Recebimento de Dividendos

PUBLICIDADE

Dividendos são a forma mais lenta de obter lucro através do mercado de ações, nesse caso a ideia base é de não abrir mão das ações e apenas esperar pelo lucro, acontece que muitas empresas fazem divisões frequentes de seus lucros de modo que cada acionista vai receber uma porcentagem dos lucros proporcional às suas ações na empresa.

A ideia dos dividendos é acumular ações da empresa de modo a receber essa parte dos lucros, muitos acionistas começam com pequenos valores de investimento que vão aumentando continuamente, o uso dos dividendos recebidos para aumentar o valor do investimento é fundamental.

O ponto principal desta forma de retorno reside no fato de que o investidor mantém suas ações de modo que além de receber os dividendos ainda é possível obter um retorno a qualquer momento caso seja necessário vender as ações.

Método Indicado 

Não existe um método perfeito para entrar na bolsa de valores, cada investidor deve escolher sua própria forma de investimento de modo a obter o retorno de acordo com suas preferências e planos individuais.

Para tomar a decisão sobre qual método de investimento melhor se enquadra ao seu perfil é importante considerar o tempo necessário para o investimento dá retorno bem como o efeito que o investimento vai ter no seu orçamento a longo prazo.

uma vez tomada a decisão sobre o método basta ficar atento às mudanças do mercado e seguir seu plano de investimentos da melhor maneira possível, em caso de dúvidas é interessante sempre entrar em contato com sua corretora onde você vai ser capaz de receber ajuda de profissionais.

Leia Mais

Carregando cartão…