Bolsa Família 2021 – Tudo que você precisa saber

PUBLICIDADE

O Bolsa Família ajuda milhares de brasileiros todos os meses com um auxílio financeiro, no entanto, cada dia que passa novas alterações são feitas com este benefício e você precisa ficar ligado para não perder, principalmente os aumentos de valor.

Abaixo separamos algumas informações relevantes que você precisa saber!


Bolsa família 2021 – tudo que você precisa saber

Bolsa família 2021 – tudo que você precisa saber

Bolsa família 2021 – tudo que você precisa saber

Bolsa Família 2021

O Bolsa Família é um programa social criado e mantido pelo governo federal, que realiza uma transferência de renda para famílias que encontram-se em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. 

PUBLICIDADE

O intuito do programa é garantir que essas famílias tenham acesso ao básico, a fim de conseguirem ter uma vida digna com acesso à saúde, educação e alimentação. Assim, através do auxílio do governo, tenham condições para sair da situação vulnerável em que se encontram.

O auxílio atualmente já chega a quase 14 milhões de famílias em todo o país, por intermédio da Caixa Econômica Federal, com todos os recursos vindos do governo, sendo administrados diretamente pelo Ministério da Cidadania.  

O programa conta com diversos tipos de benefício, para conseguir atingir o maior número de famílias, oferecendo o benefício, ou os benefícios, que elas mais necessitam, de acordo com suas características de vida e renda. 

Como se cadastrar no Bolsa Família

PUBLICIDADE

Para realizar o cadastro da sua família no programa Bolsa Família, o primeiro passo que você precisará dar, será realizar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

O Cadastro Único é, como o próprio nome já deixa claro, um cadastro, onde estão registradas diversas informações sobre famílias de todo o Brasil, que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza. 

O cadastro visa ser um meio de compreender a situação específica de cada família e das famílias brasileiras no geral, para assim conseguir desenvolver e implementar políticas públicas, que sejam capazes de auxiliar essas famílias, a fim de terem uma vida mais digna.

Para se inscrever no CadÚnico, você pode aguardar um agente de saúde realizar uma visita a sua residência, ou ainda, encaminhar-se até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município, munido dos seus documentos e de cada um dos membros da sua família. 

Após a inscrição no Cadastro Único, o Ministério da Cidadania realiza uma seleção mensal das famílias que devem receber o benefício do Bolsa Família, de acordo com as informações do CadÚnico.

Após a inscrição no CadÚnico, você pode conferir se sua família foi selecionada para receber o benefício, clicando aqui.

Cadastro Único

PUBLICIDADE

O Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um sistema onde estão cadastradas todas as principais informações sobre as famílias brasileiras em condição de vulnerabilidade social, em situação de pobreza e extrema pobreza.

Podem e devem se inscrever no CadÚnico famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por cada membro, ou ainda, que contam com renda total de até três salários mínimos mensais.

Desde o ano de 2003, esse cadastro se tornou o principal fator para selecionar e incluir as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em programas sociais do governo federal. 

Os programas que utilizam o Cadastro Único para realizar a seleção das famílias beneficiadas são muitos, portanto é essencial a inscrição e atualização dos dados familiares no cadastro. 

Conheça a seguir os programas e benefícios que realizam seleção a partir do CadÚnico:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Bolsa Verde;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento);
  • Carteira do Idoso;
  • Programa de aposentadoria para pessoas em situação de pobreza;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social para contas de energia elétrica;
  • Passe livre para PcD;
  • Isenção de taxas em concursos públicos .

Além disso, o Cadastro Único ainda é utilizado pelos governos de estados e municípios para a realização de outros programas sociais, direcionados e elaborados com base nas informações dos moradores. 

O CadÚnico é extremamente importante para o país, estados e municípios, pois é um importante instrumento para elaboração de programas sociais. 

Através do cadastro, pode-se realizar análises para identificar e conhecer a realidade social e econômica de milhões de famílias ao longo de todo o país, e assim, desenvolver programas sociais voltados para as suas necessidades gerais e específicas. 

O Cadastro Único possibilita que os municípios mantenham um cadastro amplo das famílias que encontram-se passando necessidades, e assim, conseguem ajudá-las, por meio da inserção em programas do governo federal.

Esses programas auxiliarão essas famílias a ter uma vida um pouco mais digna, oferecendo serviços que cumprem a função de garantir o acesso a serviços básicos, como educação, saúde e alimentação. 

Leia Mais

Carregando cartão…