Entenda como funcionam os investimentos ao longo prazo

PUBLICIDADE

Os investimentos a longo prazo são muito utilizados por pessoas que preferem investimentos menos arriscados. Apesar de compor pelo menos 30% da carteira de investimentos dos investidores mais tradicionais muitas pessoas não conhecem ou sequer sabem quais são esses investimentos.

Para ajudar você a entender um pouco melhor sobre quais são e como escolher o melhor investimento a longo prazo. Preparamos essa matéria especial onde iremos esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas. Entenda!

PORQUE ESCOLHER INVESTIR A LONGO PRAZO?

A primeira pergunta que muita gente se faz quando o assunto é investimento a longo prazo é “Porque investir meu dinheiro em uma aplicação que com rendimento menor por tanto tempo?”

PUBLICIDADE

A resposta está na segurança do investimento, isto é na garantia que você terá em aplicar o seu dinheiro em um ativo que não é tão volátil e que tem valores e percentuais que quase sempre estão pré fixados e que será quase impossível te dar prejuízo.

QUAIS SÃO OS MELHORES INVESTIMENTO A LONGO PRAZO?

Aplicações acima de 5 anos

Toda aplicação feita com um período igual ou maior que 5 anos é considerado um Investimento a longo prazo. Mas existem algumas diferenças entre elas que você podem mudar completamente o rendimento e o destino de sua aplicação. Você pode começar com aplicações de longo prazo oferecidas pelo seu próprio banco em ativos específicos para correntistas ou se preferir aplicar em alguns fundos específicos.

Aposentadoria privada e fundos de pensão

Recentemente no Brasil muito se falou sobre previdência e o famoso déficit da previdência pública brasileira. Se você está em busca de ativos que te tragam rentabilidade duradoura não deve esquecer que a velhice chega e é bom… Na verdade é imprescindível que você busque a segurança de não depender do estado para isso. Uma boa aposentadoria privada vai te dar a segurança que você precisa seja VGBL ou PGBL.

CDBs, LCI

PUBLICIDADE

CDB é um dos investimentos mais usados aqui no Brasil a Sigla significa Certificado de Depósito Bancário. O Certificado pode ser oferecido por bancos ou corretoras são rentabilizadas por juros muito vantajosas e são muito superiores ao que rende na poupança.

LCI (Lastrados de Crédito Imobiliários) são títulos bastante seguros porque são na verdade o valor que garante fundos por hipoteca ou imóveis e até alienação de bens. Uma das melhores vantagens desses investimentos é que seus lucros não precisam ser declarados no imposto de rende e seus rendimentos estão muito acima da inflação ou SELIC.

Tesouro direto

Deixamos como o último da lista dos melhores investimentos a longo prazo ele que é muito procurado pelos investidores Brasileiros, visto que é um dos ativos mais confiáveis do mercado. O tesouro direto em resumo nada mais é do que o investidor comprar um título da dívida pública do governo. Esse investimento está presente no Brasil a décadas e sempre dá bons resultados.

COM QUANTO POSSO COMEÇAR A INVESTIR?

Quando algum cliente faz essa pergunta é onde realmente vejo que precisamos falar mais sobre educação financeira com as pessoas. Quando alguém me pergunta:
“Com quanto posso começar”
A resposta é sempre…
_ Quanto você tem disponível ai?

Para começar a investir em um desses ativos é preciso apenas ter controle sob seus gastos e ter a certeza de que você está fazendo isso da maneira certa. Muitos desses investimentos podem ser iniciados com valores baixos algo que roda em torno de uns mil reais, porém é preciso ter planejamento! Não preciso lembrar que um resgate de qualquer valor de um investimento antes do prazo não vai te trazer lucro e pode te dar até prejuízo.

Então é isso! Espero que tenha aprendido bastante sobre Investimentos a longo prazo e que a matéria tenha sido útil para esclarecer todas as suas dúvidas. Bons Lucros e Boa sorte!

Leia Mais

Carregando cartão…