Financiamento: Tudo que você precisa saber

PUBLICIDADE

O financiamento é uma das modalidades de empréstimo mais comuns no Brasil e no mundo. Mas infelizmente poucas pessoas sabem usar essa linha de crédito da maneira correta.

Seja para conquistar a sua casa própria ou sonho do carro zero o financiamento é a primeira opção para quase 100% das pessoas que não tem capital o suficiente para comprar a vista.

Se você quer saber tudo sobre financiamento está no lugar certo! Abaixo você vai ver quais as principais vantagens, desvantagens, acertos e erros ao se fazer um financiamento. Acompanhe com a gente!

FINANCIAR É A MELHOR OPÇÃO?

PUBLICIDADE

Muita gente se pergunta “Será que financiar é a melhor opção ou eu vou acabar pagando mais caro?” Se você também tem essa dúvida nós vamos solucionar agora.

Aqui no Brasil existe um grande problema de distribuição de renda. Aqui os brasileiros sobrevivem com um salário mínimo que gira em torno dos 1 mil reais enquanto o DIEESE aponta que para viver com o mínimo o trabalhador deveria receber R$ 3.200,00.

Então, em um país onde se produz tanto, mas se ganha tão pouco é praticamente impossível para muitas pessoas juntar dinheiro o suficiente para conseguir comprar o seu carro ou casa a vista.

PUBLICIDADE

Assim sendo, financiar se torna a melhor opção nos casos de quem já paga aluguel ou que precise de um veículo para trabalhar. Ele é a oportunidade para você morar ou trabalhar no que é seu.

FINANCIAR É PAGAR MAIS CARO?

Muita gente ainda continua com medo do empréstimo por observar apenas o valor final já acrescido de juros e demais impostos. Mas na verdade é que antes de saber se o seu financiamento é mesmo mais caro você deve fazer continha básica.

Usaremos como exemplo uma moto, ao comprar uma moto financiada que custe 10 mil reais, você pode pagar como custo final algo entre 13 a 15 mil reais (dependendo das condições e taxas de juros.
Uma diferença de quase metade do valor total pode assustar inicialmente, mas quando você soma o seu gasto médio com transporte público no ano, sem falar na comodidade, esse custo a mais pode se reverter em economia e qualidade de vida.

COMO PEGAR UM FINANCIAMENTO DA MANEIRA CERTA?

Antes de pegar um empréstimo é importante analisar se este bem vale mesmo a pena, se o custo das parcelas não vai ser mais um peso em seu orçamento que dificulte ainda mais o equilíbrio de suas contas.

Outro erro comum é não tentar diminuir os custos totais do valor da dívida sugerindo um número de parcelas menor. Por exemplo se você vai financiar um apartamento em 86x por que não tenta diminuir para 60x?

Além de diminuir o custo com juros e encargos você pode conseguir condições especiais com o vendedor ou com a corretora que está responsável por vender o imóvel.

PUBLICIDADE

E aí, gostou dessa matéria? Agora que você já conhece o resumo completo sobre já é pode descobrir se esta modalidade é mesmo a mais adequada para você. Boa sorte e até a próxima.

Leia Mais

Carregando cartão…