O FGTS contempla diversos trabalhadores que exercem atividades remuneradas, e neste ano estes trabalhadores tiveram a possibilidade de fazer um saque extraordinário.
No entanto, o prazo para este benefício acabou no dia 15 deste mês, seguindo o calendário divulgado pelo órgão. Mas as pessoas que ainda não receberam o benefício podem ter uma segunda oportunidade de receber o valor disponibilizado.
Quem pode receber o FGTS extraordinário
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se destina a todos os trabalhadores que exercem atividades remuneradas no setor formal.
Este fundo tem alguns saques disponibilizados, sendo um deles o saque aniversário e o saque extraordinário, que pode ser aproveitado pelos trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia.
O benefício extraordinário também contempla trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário.
No entanto, para as pessoas que anteciparam o seu saque-aniversário, o saldo do FGTS ou parte pode estar bloqueado.
Isso porque a antecipação do saque-aniversário funciona como uma espécie de empréstimo para os trabalhadores que têm como garantia o saldo do seu FGTS.
Como sacar o FGTS após o prazo
O saque extraordinário de R$1 mil do FGTS teve o seu calendário divulgado anteriormente e os pagamentos aconteceram até o dia 15 deste mês.
Mas alguns trabalhadores podem ter perdido o prazo informado de acordo com a data do seu aniversário, e aqueles que não acabaram o benefício dentro do prazo recebem uma nova chance de retirar o dinheiro.
No calendário do saque estava descrita somente a data de liberação do FGTS extraordinário, o que significa que a data encontrada é aquela em que o valor estaria liberado, não a data limite para o saque do benefício.
Esta por sua vez é a mesma para todos os trabalhadores que têm direito ao saque extraordinário, indo até o dia 15 de dezembro de 2022.
Isso significa que a partir do dia 15 de junho todos os trabalhadores tiveram seu saque liberado e poderão realizá-lo até a data final.
Mas se o trabalhador optar por não sacar o valor deve retornar para a sua conta do Fundo de Garantia com suas devidas correções, já que fica depositada em uma conta poupança da Caixa aberta automaticamente em nome do beneficiário.
Para consultar o seu saldo ou usar o valor do seu saque extraordinário baixe o app do FGTS no seu celular e acompanhe tudo, sem perder nenhum detalhe.