PIX: saiba como cancelar uma transferência por engano

Se você fez um PIX por engano precisa saber mais sobre as formas de recuperar seu dinheiro e cancelar a transação.
PUBLICIDADE

As operações financeiras acabaram se transformando com a chegada do Pix, que possibilita que seja enviado e recebido dinheiro em poucos segundos. 

Mas, assim como benéficos, o Pix ainda traz algumas dúvidas e inseguranças aos seus usuários. Em caso de uma transferência feita por engano pode ser difícil conseguir o seu dinheiro de volta. A seguir nós te daremos mais detalhes sobre esta situação: 

PIX: como funciona 

De modo geral o Pix pode ser definido como uma transferência financeira instantânea livre de taxas. 

PUBLICIDADE

Para usá-lo as pessoas devem ter uma conta bancária e usar o app da empresa, além disso o PIX é feito com o saldo em conta, portanto é preciso ter saldo suficiente. 

As pessoas cadastram as suas chaves,que serão usadas para destinar o dinheiro, mas é justamente neste aspecto que as confusões podem acontecer. 

Em alguns momentos um erro de digitação ou a escolha errada de um contato pode gerar uma grande dor de cabeça pelo envio de um Pix por engano. 

Consigo cancelar um PIX? 

PUBLICIDADE

Se você fez um Pix por engano e está se perguntando se é possível cancelar a operação, infelizmente a resposta para isso é não. 

Depois de feita a transação não é possível cancelá-la, já que a transferência acontece instantaneamente. 

Além disso, o usuário não tem a possibilidade de alterar o valor da transação depois da confirmação. Cancelar ou alterar o aviso só é possível antes da confirmação da transação, uma vez que ela é enviada não há a possibilidade de alterá-la. 

Isso porque a transferência Pix acontece instantaneamente, em apenas alguns segundos, e isso não existindo um mecanismo que possibilite que a transação seja cancelada após ela ser completada.

Posso reaver uma transferência feita por engano? 

Se você realizou uma transferência Pix por engano e quer recuperar o seu dinheiro pode ser um pouco difícil, já que dentro dos aplicativos dos bancos e instituições financeiras não são encontradas nenhuma ferramenta que reverta a operação. 

No entanto existem alguns casos em que as instituições devolvem o valor, para as pessoas que fizerem uma transferência via Pix por engano a principal forma de reaver o valor é entrando em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro. 

PUBLICIDADE

Desta forma você pode solicitar que ela devolva o dinheiro, mas para isso você deve identificar quem recebeu o dinheiro por engano e contatá-lo. 

Caso a pessoa negue a sua solicitação é possível reaver o valor do Pix judicialmente, entrando com um processo para que o valor seja devolvido. 

Leia Mais

Carregando cartão…