INSS 2021 – Tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

O INSS é muito importante para todos os trabalhadores brasileiros, além de ser obrigatório em qualquer empresa, ele ajuda funcionários em casos de acidentes e também garante a aposentadoria por diversos motivos.

Assim como outros serviços do governo, o INSS também está se tornando cada vez mais digital e existem diversas coisas que você precisa saber, que nós vamos te mostrar!


Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

O que é INSS e como ele funciona?

O INSS é um órgão público responsável pelo pagamento de alguns benefícios como aposentadorias, seguros e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros. Além disso, atribui à sua lista de beneficiários os microempreendedores individuais e contribuintes individuais.

A sigla faz referência ao Instituto Nacional do Seguro Social, que teve sua criação ainda nos anos 90, partindo da fusão de dois outros órgãos públicos, o IAPAS, Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social, e o INPS, o Instituto Nacional de Previdência Social.


Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Inss 2021 – tudo que você precisa saber

Atualmente é um dos principais órgãos públicos brasileiros e seus programas atendem milhares de pessoas todos os dias. Geralmente possuem estruturas em todas as grandes cidades, e oferecem muitas facilidades ao seu beneficiário.

Como o INSS funciona?

O Instituto Nacional do Seguro Social funciona como órgão executor dos segurados do Regime Geral da Previdência Social, o RGPS. Através desse Regime, muitas políticas públicas são desenvolvidas, a fim de garantir renda para algumas famílias em casos específicos.

Geralmente os casos analisados são quando algum membro, segurado pelo regime, acaba por morrer, sobre algum acidente, tem uma gravidez, atinge uma idade de aposentadoria, é preso ou é acometido por alguma doença.

Para estar incluso nesse regime, é necessário que o servidor contribua mensalmente com o INSS. Para contribuir é simples, já que muitos trabalhadores de carteira assinada têm sua contribuição descontada em sua folha de pagamento.

O INSS por sua vez atua como o executor dos benefícios para esses contribuintes. Através dele os pagamentos são controlados e executados. Além disso, oferece os meios necessários para que você tenha conhecimento da sua situação.

Vale lembrar também que para ser um dos contribuintes, é necessário que você esteja inscrito em dos programas sociais, PIS/PASEP. Além disso, a contribuição é obrigatória em sua folha de pagamento, garantindo que você tenha sempre acesso aos recursos ofertados pelo RGPS.

Por fim, é importante entender esses conceitos referentes ao INSS para que você não fique no escuro, e quando uma das situações ocorrerem, que você saiba que pode contar com toda a ajuda disponibilizada pelo INSS, um dos maiores órgãos públicos do Brasil. 

STAY UPDATED

Subscribe to our newsletter.

Receive news about the financial world directly in your email inbox.

Related posts

A minimalist investment scene featuring a scale model of a corporate building and a residential house positioned on stacks of gold coins, on a work table with documents, a pen, a calculator, and glasses, representing real estate investment trust (REIT) strategies and long-term income protection.

Fundos imobiliários no Brasil: estratégias para proteger renda no longo prazo

Os fundos de investimento imobiliário no Brasil tornaram-se uma opção importante para investidores que buscam renda estável e construção de patrimônio a longo prazo. Negociados na bolsa de valores, esses fundos proporcionam exposição a uma ampla gama de ativos imobiliários, oferecendo distribuição regular de renda e maior transparência por meio de exigências regulatórias.

Logo